Análise de Mercado

Logística no agronegócio: como a estratégia pode oferecer competitividade e impulsionar o setor

Entenda como a união entre o segmento de transportes e o agrícola brasileiro pode melhorar a eficiência e os resultados de ambas as áreas


Publicado em: 31/10/2023 às 12:00hs

Logística no agronegócio: como a estratégia pode oferecer competitividade e impulsionar o setor
Foto: Créditos: iStock

A logística é uma importante aliada para o agronegócio brasileiro, visto que, além de transportar as cargas e armazená-las estrategicamente, os processos logísticos também auxiliam na melhoria contínua da cadeia produtiva, na ampliação do alcance dos produtores para outros locais e na redução de custos.

Os empresários e produtores rurais que investem nesse diferencial ganham em termos de rendimento e eficiência, pois a logística não faz parte apenas da entrega propriamente dita, mas também do transporte de matéria-prima, das compras, dos investimentos na produção e muito mais.

Além disso, as demandas do agronegócio precisam ser devidamente supridas, visto que a balança comercial do setor encerrou o mês de setembro de 2023 com superávit de US$ 12,24 bilhões, segundo dados do Ipea.

Acompanhe a leitura e entenda a importância de unir estratégias de logística para otimizar as movimentações e a produtividade do setor rural!

Como funciona a logística no agronegócio

A abrangência dessa área para as atividades agropecuárias é muito ampla, e vai desde o armazenamento até a distribuição tanto das matérias-primas quanto do produto final.

As empresas rurais precisam ter um olhar estratégico sobre os processos logísticos, com o objetivo de integrar as ações para ter como resultado um aumento produtivo e uma redução de custos efetiva, melhorando também a sua lucratividade total.

Embora muitos ainda associem a logística apenas ao transporte, ela também está presente no planejamento, na gestão de estoque, armazenagem, monitoramento de cargas, administração de processos e muito mais.

Para direcionar as melhoras práticas, é importante ter consciência sobre todos os processos e necessidades da empresa, bem como os desafios e as oportunidades do segmento agrícola e pecuário.

Contar com serviços logísticos para coordenar as rotinas agrícolas pode ser um diferencial expressivo para o empreendedor rural que busca elevar os níveis de sua cadeia produtiva.

A divisão logística para o agronegócio

Para que tudo seja contemplado de maneira organizada e correta, a logística se divide em três principais frentes de atuação, que são direcionadas para:

1. Logística de suprimentos

Tem por objetivo diminuir as despesas com produção, comercialização e matéria-prima, gerenciando desde as cargas que serão transportadas até prazos e estratégias para manter a produtividade em alta. É um ciclo constante que envolve planejamento, execução, gestão de armazenagem e movimentações de suprimentos.

2. Logística de apoio à produção agropecuária

Consiste nos esforços voltados ao alinhamento entre as operações de armazenagem e a produção agropecuária, a fim de garantir a disponibilidade ideal de produtos em todas as épocas do ano, contribuindo para que os produtores rurais possam aproveitar todas as oportunidades de negócios, sem prejuízos, sobras ou falta de insumos.

3. Logística de distribuição

Por serem produtos perecíveis, frágeis e sazonais conforme a colheita, essa parte da logística trata de atender as necessidades específicas de cada item, como o transporte e armazenamento ideais, considerando quesitos como temperatura e umidade dos ambientes, manejo e embalagens adequadas, etc.

Como superar os principais desafios da logística agropecuária

Algumas estratégias podem contribuir para melhorar a eficiência da logística no setor, como:

  • A construção de armazéns e silos para estocagem;
  • Automatização de processos;
  • Uso de tecnologias voltadas para o campo;
  • Investimento em capacitação dos profissionais;
  • Melhora na infraestrutura de rodovias e portos;
  • Multimodalidade de transportes, como ferroviário, hidroviário e outros meios, como carros e caminhões que podem ser adquiridos em um leilão de veículos para baratear os custos.

Fonte: Conversion

◄ Leia outras notícias