Análise de Mercado

Inscrições abertas para workshop sobre qualidade no biodiesel

Biodiesel de qualidade depende não só das usinas. Cuidados com o transporte e o armazenamento são também fundamentais para que o consumidor receba um produto de qualidade


Publicado em: 23/07/2012 às 09:30hs

Inscrições abertas para workshop sobre qualidade no biodiesel

A informação é do pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) Bill Jorge Costa, que fará uma apresentação sobre a experiência da organização com o monitoramento desse biocombustível, no Workshop sobre Controle Pleno da Qualidade do Biodiesel e da Mistura com Diesel. Na palestra que fará no workshop, Costa apresentará dados gerados no trabalho que o Tecpar desenvolve desde 2008 com biocombustíveis. Promovido pela Embrapa Agroenergia, o evento acontece em 8 de agosto, na sede do centro de pesquisa, em Brasília/DF.

Atualmente, todo o óleo diesel vendido nos postos de combustíveis brasileiros contém 5% de biodiesel (B5). Em Curitiba (PR), desde 2009, parte da frota de ônibus circula com o B100, ou seja, utiliza apenas o biodiesel como combustível. O Tecpar participa desse projeto, monitorando a qualidade do biodiesel usado pelos ônibus. Costa conta que, nesse trabalho, o Instituto verificou que o produto saía das usinas de acordo as especificações de qualidade, mas, num segundo momento, começava a apresentar não-conformidades como contaminação e teor de água fora do estabelecido. Os técnicos do centro verificaram, então, que o problema decorria da manutenção e manuseio dos tanques de armazenamento das empresas de ônibus. Um treinamento oferecido para os operadores resolveu a questão.

Além do pesquisador do Tecpar, o evento contará com apresentações de Rodrigo Rodrigues (Casa Civil), Vinícius Skrobot (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP), Donato Aranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene - Ubrabio), Fátima Bento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Eduardo Cavalcanti (Instituto Nacional de Tecnologia) e Gizelle Bedendo (Sinc do Brasil).

A programação completa está disponível no site da Embrapa Agroenergia (www.embrapa.br/cnpae). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de acordo com as instruções disponíveis na página. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sac.cnpae@embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-1581. A Sinc do Brasil é patrocinadora do workshop.

Fonte: Embrapa Agroenergia

◄ Leia outras notícias