Análise de Mercado

Frango abatido teve, em fevereiro, a pior primeira quinzena dos últimos 13 meses

Oficialmente, a moeda brasileira desvalorizou-se mais de 10% em um ano. Mas se até recentemente o frango abatido vinha acompanhando essa desvalorização, agora perdeu todo e qualquer parâmetro anterior


Publicado em: 17/02/2022 às 12:50hs

Frango abatido teve, em fevereiro, a pior primeira quinzena dos últimos 13 meses

Nos primeiros quinze dias deste mês seu preço médio ficou em R$5,27/kg, sofrendo a quinta redução consecutiva em uma primeira quinzena. Com isso, retrocedeu – nominalmente – à menor média dos últimos 13 meses e registrou o mesmo valor de janeiro de 2021, o que significa dizer que ficou abaixo dos valores alcançados no trimestre outubro/dezembro de 2020.

Os valores do gráfico abaixo estão restritos à primeira quinzena de cada mês porque é nesse período que são alcançados, com raras exceções, os melhores valores de cada mês. Aliás, uma análise dos últimos dois anos (24 meses) revela que em apenas duas ocasiões os preços da segunda quinzena superaram os da primeira: em abril de 2021, quando começou o ciclo de reposição das perdas enfrentadas desde 2020, com o surgimento da pandemia; e, ainda em 2021, no mês de julho.

Em 2020 a justificativa foi a pandemia. Em 2021, os custos – parcialmente recuperados. Agora parece não haver outra justificativa senão a baixa capacidade aquisitiva do consumidor , fator de difícil recuperação.

Pode ser, porém, que os baixos preços alcançados em fevereiro sejam decorrentes, também, de um volume de produção inadequado para o momento socioeconômico experimentado pelo País.

Há, por exemplo, indicadores sugerindo que a oferta da primeira quinzena recuou menos de 2% em relação ao período de Festas, época de maior consumo do ano.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias