Análise de Mercado

Feicorte 2024 discute alternativas para aumentar a lucratividade na pecuária

Painéis focam em estratégias para otimizar a terminação e o mercado da carne, abordando desafios e oportunidades no Brasil e no exterior


Publicado em: 22/11/2024 às 15:10hs

Feicorte 2024 discute alternativas para aumentar a lucratividade na pecuária

A “Conta do Boi” seguiu como tema central no terceiro dia da Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, que ocorre em Presidente Prudente (SP) entre 19 e 23 de novembro. Os debates giraram em torno de dois momentos cruciais da pecuária: a terminação e a comercialização, com foco nas análises do mercado interno e externo.

Daniel Carvalho, diretor de Mercado Corte da Semex Brasil e moderador dos painéis, comparou a fazenda a um organismo vivo, que exige atenção em todas as suas partes, seja pelas pessoas, pela pastagem, pela água ou pelo gado. “A pecuária precisa ser tratada com o mesmo profissionalismo que outros setores da economia, como a agricultura e a indústria, especialmente diante de decisões críticas durante os ciclos de alta e baixa. Somos líderes na cadeia produtiva e devemos atuar como tal”, destacou.

O Brasil no cenário global

Em palestra intitulada "Brasil x Mundo e Seus Sistemas de Produção na Terminação", o zootecnista e gerente Global da Cargill, Pedro Veiga, destacou o grande potencial do Brasil para atender à crescente demanda mundial por carne. Ele comparou a situação do país com a dos EUA, que buscam inovação após atingirem o limite de produção, e com a China, que investe na profissionalização da pecuária.

Flavio Dutra, pesquisador da APTA Colina/SP, falou sobre a importância do planejamento eficiente na terminação, comparando-o a uma corrida com obstáculos, como o custo da arroba. Dutra defendeu uma maior integração na cadeia produtiva, buscando inspiração na previsibilidade da avicultura, onde processos controlados garantem eficiência.

O sócio da Cost@ Agroconfinamento, Tiago Costa, concluiu o painel enfatizando a importância da gestão dentro da porteira, destacando a necessidade de definir objetivos claros e alinhar processos antes de iniciar a operação, visando garantir a eficiência e o retorno esperado.

O mercado como fator determinante

No último debate sobre a "conta do boi", realizado na tarde de quinta-feira (21/11), o médico-veterinário e gerente-executivo de Relacionamento com Pecuaristas da Minerva Foods, Rostyner Costa, ressaltou a importância de entender as necessidades do mercado para uma produção eficaz. “O pecuarista deve ir além de suas preferências pessoais e compreender as exigências dos consumidores, tanto internos quanto externos. Analisando as demandas do mercado, é possível produzir com excelência e garantir eficiência e qualidade dentro da porteira”, afirmou.

Rodrigo Albuquerque, médico-veterinário e editor do informativo Notícias do Front, acrescentou que o equilíbrio entre produtividade e lucratividade é a chave para um negócio saudável. “É essencial garantir uma boa produção e acompanhar as tendências do mercado, mesmo sem certezas. Para uma venda sustentável, é necessário usar ferramentas de proteção, como 'travas', e manter uma gestão eficiente na fazenda, incluindo o controle da produção e análise de custos”, explicou.

Por fim, o pecuarista João Paulo Teles ressaltou que a qualidade da carne vai além de aspectos superficiais como marmoreio e idade de abate. “A qualidade é resultado de práticas interligadas dentro da porteira, envolvendo planejamento estratégico, genética de fêmeas e manejo adequado com os animais”, concluiu.

Daniel Carvalho, ao final do painel, ressaltou que os debates proporcionaram informações valiosas para entender o atual momento do mercado, desde a cria até a terminação. Ele finalizou destacando a importância de se preparar para os desafios futuros, olhando para o mercado externo e agindo de forma estratégica no longo prazo.

A cobertura completa pode ser conferida aqui.

Destaques da Feicorte 2024

Durante a feira, também ocorreram julgamentos de raças como Santa Gertrudis e Caracu, com destaque para os campeões do evento, incluindo o touro MR Atalla, da Fazenda Malagueta, e o touro KIKO4433, da raça Caracu.

O evento também foi palco da Beef Hour, um espaço dedicado à valorização da carne brasileira, com a participação de renomados chefs e especialistas do setor. A programação de gastronomia e música promete atrair ainda mais público, encerrando a feira no sábado, 23 de novembro, com um festival gastronômico.

Mais informações sobre o evento e sobre as atrações estão disponíveis no site da Feicorte

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias