Análise de Mercado

ESTIMATIVA: Preços do milho e do trigo devem seguir em alta, diz Strategie Grains

A consultoria francesa Strategie Grains elevou na quarta-feira (14/11) sua estimativa para a colheita de milho na União Europeia no ciclo 2012/13 em 700 mil toneladas, para 53,6 milhões de toneladas, mas disse que os preços mundiais podem aumentar, uma vez que a demanda deve superar a oferta global


Publicado em: 19/11/2012 às 11:30hs

ESTIMATIVA: Preços do milho e do trigo devem seguir em alta, diz Strategie Grains

As importações de milho de países de fora do bloco também foram revistas para cima em 600 mil toneladas, para 11,5 milhões de toneladas, em função do preço mais competitivo do grão brasileiro.

Mercado mundial - No entanto, as perspectivas para o mercado mundial continuam extremamente apertadas, devido à maior demanda de milho para alimentação animal na Ásia e no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que o tamanho do rebanho nos EUA está caindo de maneira menos acentuada do que se esperava.

Alta - Para a Strategie Grains, os preços globais do milho podem subir rapidamente — uma vez que o abastecimento começa a diminuir nos EUA — e devem permanecer em alta no início de 2013, a fim de incentivar os agricultores a plantar uma área recorde, necessária para permitir a recuperação dos estoques mundiais.A consultoria, porém, não descarta que o avanço nas cotações do grão seja limitado, caso o clima no Hemisfério Sul seja favorável nos próximos meses e gere uma colheita abundante.

 Sustentação também para os preços do trigo  - Os estoques de trigo extremamente baixos na União Europeia e no restante do mundo farão com que os preços do cereal continuem a subir, previu a Strategie Grains. A consultoria revisou para baixo em 200 mil toneladas a colheita no bloco europeu, para 122,7 milhões de toneladas. A previsão é de que haja uma produção menor no Reino Unido e na Finlândia, bem como na Argentina e Austrália — onde o desenvolvimento do trigo de inverno foi atingido pela seca —, nos EUA e também no sul da Rússia.

 Estoques  - Assim, os estoques mundiais de trigo no final da temporada 2012/13 devem ficar abaixo do ano anterior, em 159 milhões de toneladas, o equivalente a 23% da demanda anual. A consultoria disse que as perspectivas para o trigo da União Europeia continuam apertadas, já que o crescimento das exportações tem impedido qualquer aumento significativo nos estoques finais. No entanto, os estoques finais do bloco ainda foram ligeiramente elevados, para 9,4 milhões de toneladas, devido a uma queda no consumo projetado.

 Pressão  - Para a Stategie, a oferta mundial enxuta para trigo, milho e soja deve continuar a criar uma pressão de alta para os preços do trigo europeu, com possibilidade de aumento significativo uma vez que a disponibilidade de exportação dos países do Mar Negro deve chegar ao fim até o início de 2013.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

◄ Leia outras notícias