Análise de Mercado

Empresas brasileiras buscam expandir presença no mercado egípcio

Missão à Food Africa reúne dez empresas de alimentos, com foco na inserção de produtos no Egito e em outros países da Liga Árabe


Publicado em: 04/12/2024 às 16:00hs

Empresas brasileiras buscam expandir presença no mercado egípcio

Dez empresas brasileiras estão se preparando para participar da Food Africa, a feira de alimentos e bebidas que acontecerá no Cairo, Egito, a partir do próximo dia 3 de dezembro. O evento visa facilitar a entrada de produtos brasileiros no Egito, o país mais populoso do continente africano, com a maioria das empresas participantes fazendo sua estreia no mercado local.

Entre as empresas que compõem a missão, estão a Grano Real (granolas) e Danês Alimentos (rações para pets), ambas do Paraná; Coperaguas (feijões), de Santa Catarina; Neokin Foods (carnes) e DaColônia (doces), do Rio Grande do Sul; Áurea Internacional (pipocas, feijões e grãos), de Goiás; Stefanoni Interagrícola (commodities agrícolas), do Espírito Santo; Dassoler (gergelim, feijão, milho e soja), de Mato Grosso; além das paulistas Camap (amendoins) e Holen Trading (commodities agrícolas).

Essas empresas estarão no estande da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que promove negócios entre o Brasil e os países da Liga Árabe, incluindo o Egito. O evento faz parte do projeto Halal do Brasil, uma iniciativa voltada para a exportação de alimentos halal, que atendem aos consumidores muçulmanos, liderada pela Câmara Árabe em parceria com a ApexBrasil. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Embaixada do Brasil no Egito também oferecem apoio à missão.

Fernanda Dantas, head de negócios internacionais da Câmara Árabe, destaca que o objetivo da participação é expandir a presença de novos alimentos brasileiros no mercado egípcio. O Egito já é um dos maiores destinos das exportações brasileiras na Liga Árabe. Em 2023, o país recebeu US$ 2,31 bilhões em exportações brasileiras, com destaque para produtos como açúcar, milho, carne bovina e de aves, óleo de soja e soja em grãos. No entanto, Dantas vê na participação na Food Africa a oportunidade de aumentar as vendas de produtos com maior valor agregado, que ainda são pouco comuns no mercado egípcio.

“Ao longo dos três dias de feira, as empresas vão expor seus produtos e buscar contatos com importadores do Egito e de países vizinhos. Temos um mix interessante de produtos, incluindo os líderes tradicionais nas exportações, mas também itens novos, industrializados e com certificação halal. Isso é crucial em um país de maioria muçulmana, como o Egito, pois a certificação atesta que o produto foi feito em conformidade com a religião, sendo melhor aceito pelos consumidores”, explicou Dantas.

A DaColônia, especializada em doces e alimentos funcionais à base de amendoim, é uma das empresas que apresentará produtos com certificação halal. A empresa ingressou no projeto Halal do Brasil em 2024 e já iniciou negociações com importadores egípcios, visando expandir sua atuação no mercado. Durante a Food Africa, a expectativa é consolidar essas parcerias e efetivar os primeiros embarques.

Outro exemplo é a Danês, produtora de rações para pets, que também está apostando no mercado egípcio. Após participar de um evento promovido pela Câmara Árabe e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a empresa iniciou o processo de certificação halal para suas linhas, buscando destacar seus produtos no mercado árabe, embora o selo halal não seja obrigatório para rações.

Para facilitar o contato entre as empresas brasileiras e possíveis parceiros, a Câmara Árabe organizou uma força-tarefa, convidando os principais importadores de alimentos do Cairo para visitar o estande durante a feira. A abertura oficial será realizada pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, que destacará os 100 anos de relações diplomáticas entre os dois países e o acordo de livre comércio Mercosul-Egito, assinado em 2017. Além disso, representantes da Embaixada e do MAPA estarão presentes para promover o Brasil e seus produtos.

Fonte: Portal do Agronegócio

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