Análise de Mercado

Destaques da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Com duração de seis dias, evento reuniu 8 mil pessoas e movimentou mais de R$ 1,2 milhões


Publicado em: 30/11/2012 às 09:00hs

Destaques da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Situado em Indaiatuba, interior de São Paulo, Helvetia Riding Center foi palco para a apresentação do que há de melhor em Cavalo Árabe no Brasil. O local recebeu mais de 8.000 pessoas durante os seis dias de evento que viram ser movimentados mais de R$ 1.220.000,00 com a venda de cavalos e coberturas durante o Leilão Excellence 2012. Mas não foram só eles que viram números tão expressivos durante o acontecimento, Nathalie Weemaels, Presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Árabe do Equador; José Miguel Bulñes, Presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Árabe do Chile; criadores dos Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Argentina, Uruguai e Colômbia também notaram o sucesso que foi a 31º Exposição Nacional do Cavalo Árabe.

As competições iniciaram-se na quarta-feira, 14 de novembro, com a Nacional de Performance - Provas Montadas nas quais é analisado o condicionamento do animal sob o comando do cavaleiro ou condutor - e, na sequencia, foi dada a largada na Nacional Copa Brasil de Criadores, evento que durou o restante do dia. No dia seguinte, continuaram as competições incluindo a Nacional de Halter - Conformação, onde é avaliada a estrutura e a movimentação de cada cavalo. Finalizando a programação do dia o Campeonato Nacional Cavalo Jovem sagrou Campeão JAZZER DE WIEC e Reservado Campeão *FA RAJJAH. Já no dia seguinte foram realizadas a Copa Nacional de Cross Country, a Copa Nacional de 6 Balizas, os Campeonatos Nacional Junior Macho, Nacional Potro Jovem e Nacional Égua, este último tendo como Campeã PIETTRA DI STYLE JM e Reservada Campeã JR BURMAGNY.

A manhã de sábado começou animada na arena externa com as provas montadas, também com o apoio da ANCAF e ABHIR. Na Copa Nacional de Hipismo Rural, na Copa ANCAF de 3 Tambores e na Copa Nacional de Rédeas, os cavaleiros puderam demonstrar ao público toda a versatilidade do Cavalo Árabe, uma vez que são competições que exigem habilidade, maneabilidade e velocidade do animal. No final do dia o público marcou presença na arena indoor para conferir a grande final do Campeonato Nacional Égua Jovem, na qual consagrou-se campeã Honey Delight RB e Reservada Campeã SHANNAYA D MAGNUM JM. Por fim, o Campeonato Nacional Cavalo, elegeu o Campeão VULCANO HVP e Reservado Campeão *ECCENTRIC VALENTINO. Destaque também foi a participação das crianças na prova de Western Pleasure Lead Line, que consiste na demonstração da habilidade e desenvoltura das crianças sobre os animais na pista, sempre conduzidas por um adulto.

No domingo, 18, na arena externa, foi realizada a Copa Nacional de Salto e Copa Nacional de Enduro, também apoiado pela ABHIR. As provas reuniram cavaleiros de toda a região para demonstrar suas habilidades, desempenho e funcionalidade do Cavalo Árabe em provas montadas. Enquanto isso, na arena indoor, foram realizadas as Exposições Nacionais do Cruza-Árabe e do Anglo-Árabe. A programação teve fim na tarde de domingo com o Leilão Nacional de Esporte Equestre.

Por fim, é válido destacar que o júri responsável pela avaliação dos animais foi composto pelo brasileiro Fábio Amorosino, além dos estrangeiros David Boggs e Richard Petty, dos Estados Unidos, Jaroslav Lacina, da República Tcheca, Marek Trela, da Polônia e, Nars Marei, do Egito. Durante os seis dias de evento os criadores, expositores, juízes e público afirmaram que a exposição foi muito bem organizada e que o nível de animais apresentados este ano foi bastante alto.

Os resultados de todas as competições estão disponíveis no site www.abcca.com.br.

Fonte: Life Comunicação

◄ Leia outras notícias