Análise de Mercado

Carnes iniciam o ano com preço em queda, mostram dados da FAO

Ontem, ao anunciar o Índice FAO de Preços dos Alimentos de janeiro passado, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação informou que o índice médio atingido no mês ? 210 pontos ? permaneceu inalterado em relação a dezembro de 2012. E acrescentou que o mesmo ocorreu com as carnes, sinalizando que seus preços iniciaram o novo ano no mesmo nível do mês anterior


Publicado em: 08/02/2013 às 14:00hs

Carnes iniciam o ano com preço em queda, mostram dados da FAO

A realidade, porém, é que houve pequena redução no preço das carnes, cujo índice recuou pelo segundo mês consecutivo (o melhor resultado de um ano para cá foi registrado em novembro/12), caindo pouco mais de meio por cento de dezembro para janeiro e situando-se agora em 175,9 pontos (2002/2004 = 100).

Para a FAO, embora os valores cotados tenham permanecido relativamente estáveis, ficou evidente “certa fraqueza de preços das carnes de frango e suína”. Contra esse mal parece não haver remédio, pois “a indústria da carne continuará tendo como desafios os altos custos das matérias-primas e o limitado crescimento do consumo”.

Não foram divulgadas informações individuais sobre o comportamento das três carnes. Mas, no Brasil, o preço recebido pela carne in natura exportada recuou, na média, 2,1% em janeiro. A queda foi menor entre as carnes suína e bovina (-0,66% e -1,58%, respectivamente) e mais significativa na carne de frango (redução de 5,29% em relação ao mês anterior).

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias