Análise de Mercado

Café se descola de dados positivos e cai 0,14% em NY

As commodities agrícolas tiveram um desempenho diverso nas bolsas norte americanas, ontem, com alguns produtos descolados do relativo bom humor do mercado financeiro internacional, da queda do dólar, que beneficia as matérias-primas negociadas na moeda, e até de notícias positivas para os preços


Publicado em: 19/01/2012 às 15:30hs

Café se descola de dados positivos e cai 0,14% em NY

Foi o caso do café. O contrato março do grão cedeu 0,14% na Bolsa de Nova York, para 224,85centavos de dólar por libra-peso, a despeito dos números que indicam oferta apertada entre os principais fornecedores mundiais e demanda em ascensão. O corretor Márcio Bernardo, da Newedge, disse à Dow Jones que esse fator já está embutido nos preços, mas que o café pode voltar a subir se os outros mercados continuarem num tom positivo.

As exportações de café arábica lavado da América Latina caíram 9% em dezembro, para 2,18 milhões de sacas de 60 quilos. Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e República Dominicana tiveram problemas com chuvas e atrasos de colheita. No lado da demanda, a Organização Internacional de Café (OIC) avaliou que o consumo mundial não será prejudicado pela desaceleração econômica e manterá taxa de crescimento anual de 1,5% em2012. "Temos um impulso muito bom em países produtores e mercados emergentes. A Índia, por exemplo, está vindo ao mercado com força", disse o brasileiro Robério Silva, diretor executivo da entidade, de acordo com a Dow Jones. Ainda em Nova York, a cotação do suco de laranja voltou a subir: 3,72%, para 191,20 centavos de dólar por libra-peso no contrato março.

Fonte: O Estado de S.Paulo

◄ Leia outras notícias