Publicado em: 11/01/2012 às 15:30hs
Conforme a entidade, o Rio Grande do Sul teve queda de 7,1% nos volumes exportados em 2011, que atingiram 743,531 mil toneladas, contra as mais de 800 mil toneladas embarcadas em 2010. O diretor-executivo da Asgav/Sipargs, José Eduardo dos Santos, destaca que esse desempenho é reflexo da variação cambialde 2011, com o dólar efetivamente baixo frente ao Real por um longo período no ano passado, o que levou a custo de produção elevado e a uma necessidade de readequação de planejamento das agroindústrias exportadoras. "Essa queda já havia sido apontada em meados de 2011, quando o setor se reuniu com o Governo do Estado, quando, na época, o recuo já oscilava entre 1 e 2%", afirma.
De acordo com Santos, diante do quadro atual de queda nas exportações e de custo elevado do milho em 2011 e 2012, o setor reforça a necessidade de retorno dos incentivos ao mercado interno gaúcho, que foi reduzido pelo Governo do Estado no Inicio do ano. "Esse desempenho nas exportações do RS comprova em números o que já alertamos há anos. Estamos perdendo competitividade e é vital que tenhamos ao menos domínio do nosso mercado doméstico para garantir a sobrevivência das agroindústrias locais", comenta.
A Asgav ressalta ainda que em função do cenário de escassez de milho, da carga tributária elevada e da queda nas exportações, o setor já alerta para o aumento do preço da carne de frango e dos ovos nos próximos dias.
Fonte: Assessoria de Imprensa Asgav
◄ Leia outras notícias