Publicado em: 23/11/2022 às 07:20hs
Só no estado de Goiás, de acordo com o Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), o campo tem gerado duas novas vagas formais de trabalho a cada hora. Em 2022, até agora, foram gerados 110.398 empregos no agro e candidatos com conhecimentos em tecnologia estão cada vez mais requisitados. “O 5G, uma das novidades do mercado, vem com a perspectiva de aumentar a produtividade no campo e ainda possibilitar muito mais emprego na área. Com isso a gente está vendo saltar a procura por gerenciamento de dispositivos móveis. Só entre 2021 e 2022, a procura aumentou em 300% por aqui”, conta Thiago Carvalho, diretor de marketing da Urmobo, empresa de gerenciamento de dispositivos móveis.
O setor aquecido, com mais gente trabalhando no campo e utilizando dispositivos móveis para operacionalizar as atividades, está fazendo com que as empresas coloquem mais aparelhos nas mãos dos funcionários. O grande desafio é manter a produtividade e manutenção correta desses dispositivos. “Perde-se muito aparelho celular, por exemplo, sobretudo no campo, por uso incorreto ou exposição ao sol, água e terra. As empresas querem reduzir esse desperdício e, além disso, elevar o compromisso ESG, reduzindo o lixo eletrônico”, explica.
Outro dado em linha com esse compromisso e com a escalada na demanda por tecnologia, está o da consultoria em recrutamento Michael Page, que apontou o crescimento de 50% na busca por profissionais ESG no setor do agronegócio neste ano.
A Alta Mogiana, referência no segmento de sucroenergia, é um exemplo disso. O empreendimento, sediado no interior paulista, utiliza o gerenciamento de dispositivos da Urmobo. A prática, já largamente incorporada em setores do varejo, agora tem sido integrada também na gestão de iniciativas do agronegócio.
“A demanda de aplicativos aumentou, consideravelmente, nas nossas operações, nestes últimos anos”, explica Gerson Alves dos Santos, coordenador de TI da Alta Mogiana. “Precisávamos de auxílio para facilitar as atualizações dos aplicativos que usamos, todos os dias, internamente. Além de fazer o gerenciamento remoto dos dispositivos, deixando-os mais assertivos e adequados para o trabalho, conforme o previsto no termo de uso do colaborador”, completa.
A implementação da tecnologia também contribuiu para diminuir o fluxo dos colaboradores do campo até a sede da empresa, reduzindo consideravelmente o tempo de espera e locomoção dos dispositivos para sua configuração. A Alta Mogiana possui atualmente 600 equipamentos, dentre tablets e smartphones, que estão sendo geridos pela Urmobo.
Fonte: Fala criativa
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