Publicado em: 29/02/2012 às 09:00hs
As vendas internacionais de açúcar estiveram, em média, 4,2% mais atrativas do que as vendas no mercado doméstico, na semana passada. Esta foi a primeira vez, desde a semana entre 17 e 21 de outubro, que os lucros com os embarques bateram os preços do mercado interno, disse a pesquisadora do Cepea Heloísa Lee Burnquist, em um relatório divulgado hoje.
"As cotações no mercado internacional têm sido estimuladas por especulações de uma oferta menor de açúcar no curto prazo. O mercado ainda está enfrentando as consequências de uma menor produção brasileira", completou Heloísa em seu reporte.
A produção de cana-de-açúcar na região Centro Sul do Brasil, a principal região produtora do Brasil, diminui pela primeira vez em uma década na temporada 2011/12. De acordo com a UNICA (União das Indústrias de Cana de Açúcar), a produção até 1º de fevereiro era de 493,5 milhões de toneladas, 11% menor do que o registrado há um ano. No último dia 14, a associação havia informado que a colheita estava praticamente concluída.
Os estoques de açúcar podem ser 20% menores do que no mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisadora do Cepea.
Na Bolsa de Nova York, os futuros do açúcar demerara - o açúcar bruto - já registraram somente este mês uma alta de 8%. Porém, "rumores de que usinas do Centro-Sul do Brasil estariam liberando açúcar estocado para exportação que previamente destinado ao mercado interno estão abalando os vencimentos março e maio em na NYBOT", informou a corretora Sucden Financial, de Londres, por meio de um relatório divulgado na segunda 27/02.
Fonte: Cepea
◄ Leia outras notícias