Outros

Visita a viveiro de mudas encerra capacitação na Mata Atlântica

No último dia de curso na Mata Atlântica, os participantes visitaram o viveiro da Vale, que vai ceder as mudas que serão usadas na fazenda São Marcos, sede do projeto no bioma


Publicado em: 18/09/2012 às 13:00hs

Visita a viveiro de mudas encerra capacitação na Mata Atlântica

Antes da visita, o engenheiro florestal,  Mestre em Ecologia e Recursos Naturais,  Gilberto Terra, falou sobre os critérios de seleção de espécies para restauração da Mata Atlântica.

O viveiro fica em uma área de oito hectares e só trabalha com espécies encontradas na Mata Atlântica. São cerca de 600 mil mudas prontas e mais de 200 mil em formação. “Essas mudas são utilizadas, exclusivamente, em áreas de reflorestamento dentro do estado do Espírito Santo”, explica o engenheiro agrônomo encarregado do local, Ernesto Sakai.

“Gostei muito da visita ao viveiro, esse módulo foi mais prático. Com toda essa informação que nos foi proporcionada, fica mais fácil planejar o nosso trabalho, dá mais segurança”, revela Rafael Oliveira, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de Sooretama.

“O curso deu um subsidio enorme para nós pesquisadores. Além de tirar as nossas dúvidas, ajudou a nortear o meu projeto, planejar melhor e escolher as espécies que melhor se encaixam na minha proposta”, avalia Luiz Sacramento, extensionista do INCAPER.

“No nosso caso, não vamos desenvolver projetos, mas a parte prática pode servir de referência para possíveis cursos de capacitação que realizamos junto aos produtores rurais como, por exemplo, o coletor de sementes que vimos trabalhando”, explica o assessor técnico do SENAR de Brasília, Igor Oliveira Borges.  

Sobre o Projeto Biomas

O projeto é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos já estão sendo desenvolvidos em cinco dos seis biomas brasileiros.   Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos, a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes, além do SENAR, que será o responsável pela capacitação futura dos produtores rurais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Digital do Sistema CNA/SENAR

◄ Leia outras notícias