Outros

Vaga na final do Freio é garantida sob forte chuva em Santa Rosa

Mesmo com a adversidade, a disputa teve muita qualidade e confirmou mais oito finalistas na etapa definitiva em Esteio/RS, durante a Expointer


Publicado em: 11/06/2012 às 09:00hs

Vaga na final do Freio é garantida sob forte chuva em Santa Rosa

Santa Rosa/RS. Na decisão da sétima classificatória do ciclo 2012 do Freio de Ouro, os conjuntos que correram em busca de uma das vagas na final tiveram que superar, além dos demais competidores, a forte chuva que caiu na manhã de domingo, 10 de junho, em Santa Rosa/RS – município que sediou a semifinal da região três da prova de seleção. Mesmo com a adversidade, a disputa teve muita qualidade e confirmou mais oito finalistas na etapa definitiva em Esteio/RS, durante a Expointer.

A classificatória de Santa Rosa começou na sexta-feira, dia 8 com o julgamento morfológico e teve sequencia no sábado e no domingo quando foram julgadas as fases finais. A prova teve a participação total de 14 machos e 14 fêmeas, tendo classificado quatro de cada categoria. A avaliação foi feita pelos jurados Alexandre Di Domenico, Hermes de Moraes Dourado Filho e Luiz Martins Bastos Neto.

Em primeiro lugar, na categoria fêmeas ficou a égua mais jovem da prova: BT Ágata, exposta por Mariana Franco Tellechea e filhos, montada por José Fonseca Macedo. “Ela tem apenas quatro anos e vem se saindo muito bem. É uma égua que teve um bom início na doma e que só saiu para as pistas por que o Zeca (Macedo) percebeu o potencial dela e insistiu. Devo essa vitória à ele”, disse Mariana, creditando a conquista ao trabalho do ginete.

Na prova dos machos o vencedor foi o cavalo que conseguiu manter o um desempenho equilibrado entre as etapas. Ordenança da Meia Lua, exposto por Francisco Pereira de Souza e montado por Marcelo Móglia, foi o primeiro colocado com a nota final 19,008. “É um cavalo que a gente apostou pelo bom resultado que ele já tinha alcançado em campanha morfológica e porque sabíamos que ele tinha funcionalidade em sua progênie. Agora vamos para a final onde sabemos que o funil é mais estreito, mas contamos com a experiência do Marcelo”, comentou Souza.

Fonte: ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

◄ Leia outras notícias