Publicado em: 09/04/2013 às 13:50hs
Ontem, segunda-feira (08), o setor florestal do Tocantins deu um importante passo para sua consolidação.
Num encontro promovido pela Associação dos Reflorestadores do Tocantis (Aretins), autoridades políticas, empresários e investidores abordaram o desenvolvimento florestal no Estado.
Para um público que lotou o auditório da Faet (Federação da Agropecuária do Estado do Tocantins), a senadora Kátia Abreu, presidente do Sistema CNA, falou que teve a oportunidade de contar para a presidenta Dilma, o que representa a silvicultura para o país.
"Viajamos juntas e foi ótimo falar sobre o setor, sobre o potencial do Tocantins. Aproveitei para pedir o aumento do limite de financiamento do programa ABC para R$ 3 milhões por CPF no caso da silvicultura", ressaltou a senadora.
O atual limite, de R$ 1 milhão, permite o plantio de apenas 300 hectares, em média. A proposta é ampliar o recurso para alcançar, aproximadamente, 1000 hectares.
O vice-governador do Tocantins, João Oliveira, comunicou a contratação da elaboração do Plano Estadual de Florestas, a exemplo do que foi realizado em Mato Grosso do Sul.
Também fizeram parte da mesa de autoridades, o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café e o presidente da Naturatins, Alexandre Tadeu.
Tocantins Florestal
O deputado federal Irajá Abreu, vice-presidente da Aretins, foi o primeiro palestrante do dia. Ele contextualizou o setor florestal no Tocantins.
"Crescemos 44% e 41% em área plantada, nos últimos dois anos, respectivamente", comentou Irajá, lembrando que hoje o Tocantins possui aproximadamente 118 mil hectares de florestas plantadas.
Com oito associadas, a Aretins é uma das mais novas entidades a atuar no país. Irajá apresentou as perspectivas para o setor em 2016.
"Queremos continuar crescendo no ritmo de 40% ao ano e chegar a 300.000 hectares, nos posicionando em 7° lugar, no ranking de áreas plantadas no Brasil", informou o deputado.
Irajá lembrou a fundação da Aretins, em 9 de novembro de 2010, durante evento promovido pela Painel Florestal, o Tocantins Florestal.
"Na época, entregamos uma carta ao governo Siqueira Campos, recém eleito, e tivemos 100% das nossas solicitações atendidas", comentou o parlamentar ressaltando a importância desse apoio no desenvolvimento do setor.
Por fim, o deputado anunciou uma nova legislação que entra em vigor, essa semana, que dispensará de licenças ambientais as atividades agrossilvipastoris.
Fonte: Painel Florestal
◄ Leia outras notícias