Publicado em: 25/05/2012 às 08:20hs
Esses são os objetivos do sistema informatizado de reposição florestal desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) lançado esta semana.
A iniciativa integra uma das ações previstas pela nova lei da política ambiental, de no 12.377/2011, em vigor desde abril de 2011. A reposição florestal é uma exigência do Código Florestal e da Política Ambiental da Bahia. De acordo com a assessora da diretoria de Regulação do Inema, Geni Urpia, a reposição é uma forma de compensar a quantidade de madeira usada pela indústria ou outras atividades de pequeno e médio consumos, cumprindo assim a obrigação legal.
Crédito – Segundo Geni Urpia, a concessão do crédito para reposição florestal é solicitada pelo produtor rural ao Inema. Após análise do processo, o órgão ambiental emite os créditos ao produtor por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. O novo sistema será alimentado com as informações sobre os créditos emitidos e irá controlar as transferências resultantes da comercialização dos mesmos e dos saldos restantes.
A partir de julho próximo, o sistema informatizado permitirá que as informações referentes ao saldo de crédito de reposição florestal sejam visualizadas pelo público externo.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias