Outros

Semifinal de Brasília define os últimos classificados ao Freio de Ouro 2013

Está fechada a lista de finalistas do Freio de Ouro 2013


Publicado em: 29/07/2013 às 13:30hs

Semifinal de Brasília define os últimos classificados ao Freio de Ouro 2013

As últimas vagas foram preenchidas por oito concorrentes habilitados na classificatória aberta de Brasília/DF, realizada entre os dias 26 e 28 de julho no Parque da Granja do Torto. A partir de agora, o próximo desafio dos 96 melhores conjuntos que competiram na seletiva desse ano será a grande decisão, de 22 a 25 de agosto, na Expointer em Esteio/RS.

Na última das 12 semifinais do circuito, entraram em pista 27 candidatos na categoria machos e 26 entre as fêmeas. Os participantes foram julgados por César Augusto Rabassa Hax, Iran Francisco Barros e Luís Rodolfo da Costa Machado. A prova, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), teve a supervisão do técnico credenciado à entidade, Heitor Cheuiche Coelho.

De acordo com a avaliação dos jurados, a disputa teve a apresentação de animais muito bons e foi beneficiada pela ótima estrutura da pista e pelo gado de grande qualidade. Entre as fêmeas o primeiro lugar da prova ficou com Harmonia Querência, exposta por Moacir Luiz e Lúcia Fração, de Pelotas/RS. A égua tostada, montada por Marcos Silveira, encerrou a prova com a nota 19,239.

“Para mim não foi uma simples conquista. Foram quatro dias de viagem de Jaguarão (RS) até aqui e os animais sentem muito a viagem. Essa égua chegou aqui com o casco quente. Ainda bem que deu tudo certo, as coisas foram se encaixando com o andar da prova e eu agradeço muito à minha equipe e à Deus pela classificação”, comentou Silveira, ao comemorar a vaga. Também se classificaram Repintura das Três Estâncias, em segundo lugar, Chinoca 655 Maufer em terceiro, e a quarta melhor foi BT Brava. Formosa Charrua ficou na reserva.

Nos machos o melhor desempenho foi de Expresso do Elebê, de propriedade de Leônidas Burtet e filhos. O cavalo tobiano - curiosamente uma pelagem rara entre os finalistas do Freio – encerrou a disputa com a nota 19,615, em conjunto com Daniel Teixeira, eleito Ginete Destaque da prova. Também se classificaram Bom Retiro Mandinga, Baralho da Quinta e Frentero da Reconquista. Quelén Bayo, que liderou quase toda a prova, ficou na reserva junto do Freio de Prata 2011, JCL Descuido.

Apesar de feliz pelas duas classificações e, com essas, somar onze habilitados à final, o Ginete Destaque teve que conter a euforia na comemoração. Uma torção no pé causada em uma queda na mangueira, no sábado (27), deixou Teixeira mancando, mas não impediu o grande resultado. “Quando a gente entra ali na pista, cerra os dentes e esquece que tem dor”, diz. Assim como Silveira, Daniel também percorreu longa distância de Julio de Castilhos/RS até a Capital Federal e, por tanto, planeja aos animais uma folga antes de retomar o trabalho. “Vamos descansar e depois continuar. Estamos há menos de 30 dias do domingo do Freio”, lembrou.

Para Iran Barros, a prova foi de muito bom nível, evoluiu positivamente entre as etapas. “Foi uma classificatória muito boa, com animais muito competitivos e bastante equilibrados. Os criadores de Brasília estão de parabéns por organizar este belo evento que nos mostrou que a raça está muito bem representada no Centro-oeste do país”, afirmou o jurado, criador de Jaguarão/RS.

Confira abaixo a relação de classificados e acesse no site da ABCCC (www.abccc.com.br) a planilha com o resultado final completo. O Freio de Ouro tem o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo, Banrisul, Chevrolet, além do apoio da Supra. A Nova Schin é a bebida oficial da prova.

Fonte: ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

◄ Leia outras notícias