Outros

Produtores florestais recebem dupla certificação na Bahia

São produtores de eucalipto que integram o Programa Produtor Florestal da Veracel


Publicado em: 16/01/2012 às 10:35hs

Produtores florestais recebem dupla certificação na Bahia

Em uma conquista inédita no Brasil, o Grupo de Produtores Florestais Integrados - G1 recebeu no final de 2011 duas certificações de reconhecimento internacional que atestam as melhores práticas de manejo florestal: a da Forest Stewardship Council (FSC) e a do Sistema Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). Os produtores de eucalipto integram o Programa Produtor Florestal da Veracel - joint venture entre a Fibria e a Stora Enso -, implementado em 2003. A partir deste ano, serão realizadas as primeiras colheitas para o abastecimento da fábrica em Eunápolis (BA).

Fornecedores certificados em Três Lagoas

Em 12/1, 17 empresas de Três Lagoas (MS) receberão o certificado Programa de Qualificação de Fornecedores Avançado (PQF Avançado), desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso do Sul. Implantado no município com o apoio da Fibria, o programa oferece treinamentos e consultoria para aprimorar a gestão e melhorar a qualidade da prestação de serviços. Na Unidade Três Lagoas da empresa, o valor de negócios no mercado local foi de quase R$ 56 milhões em 2011, dos quais R$ 10 milhões somente com fornecedores do PQF Avançado.

Área de preservação da Fibria ganha destaque em revista


A Fazenda São Sebastião do Ribeirão Grande, importante sítio arqueológico e de preservação ambiental mantido pela Fibria em Pindamonhangaba (SP), foi tema de reportagem na última edição de 2011 da Ipef Notícias, revista do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef). Lá é desenvolvido o Projeto de Monitoramento e Preservação do Muriqui-do-Sul. A fazenda é uma das cinco principais áreas de habitat natural da espécie no Brasil. A Fibria aguarda a formalização legal da fazenda como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Acesse a publicação no site.

Plantio de florestas em expansão em MS


O plantio de florestas em Mato Grosso do Sul deve dobrar dentro de sete anos, apesar da crise que atinge a Europa, destino de 46% da exportação de celulose do Brasil. A estimativa foi divulgada pelo Correio do Estado. Segundo a publicação, MS deverá atingir 1 milhão de hectares de área plantada até 2018, podendo assumir a liderança do mercado brasileiro de pasta química de madeira, ultrapassando São Paulo. A fábrica da Fibria em Três Lagoas produz 1,3 milhão de toneladas por ano.

Fibria e o Ano das Florestas 1


A Fibria foi a primeira empresa do setor florestal brasileiro a aderir ao Ano Internacional das Florestas, instituído pela ONU. Ao longo de 2011, organizou uma série de atividades voltadas ao tema e adotou em suas publicações o selo da iniciativa. A imagem estampou 50 edições do Fibria Notícias, que trouxe notas ligadas ao assunto no espaço "Você Sabia?". Em setembro, a empresa lançou o blog Valor da Floresta, espaço para divulgação de informações e debate sobre esses biomas. O informativo mensal internacional Fibria News, o jornal interno VITAL e a publicação de educação ambiental JornalEco completaram a divulgação do tema nos canais de comunicação da empresa.

Fibria e o Ano das Florestas 2

A iniciativa da ONU foi tema de programas de formação ambiental para profissionais próprios e terceiros da área Florestal da Fibria em Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS). O Ano Internacional das Florestas também foi trabalhado pela empresa em atividades educativas como o Projeto Interpretação Ambiental, realizado em 18 escolas da região de Capão Bonito (SP) e 30 da região de Jacareí (SP), em concursos de fotografia promovidos entre os profissionais da empresa e terceiros e em concurso de frases organizado nas escolas de Capão do Leão (RS).

Fibria e o Ano das Florestas 3

A empresa destacou a importância desses biomas também em dois grandes eventos promovidos em São Paulo: o Planeta no Parque, organizado em janeiro pelo Planeta Sustentável (Editora Abril) no Parque do Ibirapuera, e o 6º Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar 2011, realizado em maio no Parque Villa-Lobos. Apoiou ainda passeios ciclísticos em prol do tema em Vitória (ES) e Capão Bonito (SP) e caminhada ecológica em Igaratá (SP). E, em Três Lagoas (MS), Capão do Leão (RS), Aracruz, Vitória e Serra (ES), Posto da Mata e Teixeira de Freitas (BA), fez doações de mudas nativas e mutirões de plantio.

Você sabia...

...que 2012 foi proclamado pela ONU Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos? A ação faz parte de uma grande iniciativa comandada por seu secretário-geral, Ban Ki-moon, que pretende promover o acesso universal a serviços modernos de energia, a redução da intensidade energética global e o aumento do uso de fontes renováveis. Acesse o site oficial para mais detalhes sobre a iniciativa: www.sustainableenergyforall.org.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fibria

◄ Leia outras notícias