Outros

Produtores de Dois Irmãos participam de reunião sobre Programa Eco Seringueira

Mais de 80 pequenos produtores são esperados nesta terça-feira, dia 26, as 8h, para reunião na Câmara Municipal de Dois Irmãos, município localizado a 185 km de Palmas, região Centro-oeste do Estado


Publicado em: 26/02/2013 às 17:40hs

Produtores de Dois Irmãos participam de reunião sobre Programa Eco Seringueira

Durante o encontro, os produtores poderão conhecer o Programa Eco Seringueira, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, para incentivar a produção da seringueira.

O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, é resultado de visitas de técnicos da Seagro a dez municípios tocantinenses, levando informações sobre a viabilidade da produção, sobretudo para pequenos produtores. Durante o encontro, serão ministradas três palestras: Manejo e Plantio de Seringueira, com o engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Paixão; Linhas de Crédito para a cultura, com o representante do Banco da Amazônia, Romildo Brito; e Programa Estadual Eco Seringueira, com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua.

Depois das palestras, os produtores serão convidados a visitar um plantio de seringueira na região, conhecendo de perto a cultura. O local será definido em conjunto com os interessados.

“Após a visita, iremos agendar com os produtores interessados na heveicultura as datas para realizar a triagem de aptidão de área em sua propriedade para elaboração dos projetos”, explicou o diretor de Agroenergia, Luis Leal, acrescentando que posteriormente os projetos serão enviados aos bancos para aprovação de crédito nas instituições financeiras.

 Porto Nacional 

O secretário municipal de Agricultura de Porto Nacional, Alcides Serpas, e técnicos da Prefeitura estiveram na tarde desta segunda-feira, dia 25, na Seagro para conhecer um pouco mais sobre produção de seringueira. A palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Paixão, foi realizada no auditório da sede. O encontro também faz parte do Programa Estadual de Incentivo à Produção de Seringueira, desenvolvido pela Seagro.

 Eco Seringueira 

Para participar do Pronaf Eco Seringueira - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o produtor deve atender ao perfil de agricultor familiar e procurar a Secretaria Estadual da Agricultura ou do seu município, para ser realizada a triagem de aptidão de área em sua propriedade. Podem ser financiados até R$ 15 mil por hectare, sendo liberado para no mínimo dois hectares. Logo depois, o agricultor deve fazer um projeto de financiamento junto ao banco, que possui uma linha de crédito específica para financiar plantio de seringueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias