Outros

Produção de palmeira real com acácia negra traz bons resultados

A consorciação de acácia negra com palmeira real como alternativa de renda em pequenas propriedades rurais está sendo demonstrada no espaço da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2012, que acontece no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow (km 143 da BR 471), em Rio Pardo, e se estende até sexta-feira (23-03)


Publicado em: 23/03/2012 às 13:10hs

Produção de palmeira real com acácia negra traz bons resultados

Para fazer o cultivo da acácia negra com a palmeira real, o ideal é plantar de “seis a sete mil mudas por hectare, dependendo das condições de clima e topografia, e manter um espaçamento de 50 a 70 centímetros entre os pés”, alerta o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Valdecir Gotardo. Outra observação importante é que o plantio da palmeira seja feito no segundo ano em que a acácia esteja plantada. Desta forma, haverá sombreamento e suficiente proteção para que a palmeira não seja queimada pelo sol ou pela geada. O tempo de corte da palmeira vai variar, em média, de cinco a seis anos.

Este sistema, que está sendo demonstrado na Expoagro, vem sendo desenvolvido há anos em Brochier e Maratá, no Vale do Caí, e em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, entre outros municípios do Estado.

Além da geração de renda com a venda do palmito em conserva, este sistema faz com que se amplie a biodiversidade e permite ainda o aproveitamento das folhas para silagem, com alta qualidade nutricional e baixo custo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias