Outros

Mato Grosso do Sul ganha novo cultivo no setor florestal

Projeto para implantação de floresta sustentável de bambu já está em andamento


Publicado em: 16/03/2012 às 16:30hs

Mato Grosso do Sul ganha novo cultivo no setor florestal

Uma área com mil hectares, no município de Camapuã (MS), vai receber, dentro dos próximos cinco anos, a implantação de uma floresta sustentável de bambu. O projeto teve início em março e a espécie escolhida é o Guadua Angustifolia, de ampla ocorrência em toda a América do Sul.

O projeto envolve a produção de mudas, implantação de floresta, fertirrigação, manutenção, colheita de colmos, industrialização de painéis compensados de bambu e comercialização. A empresa responsável pelo projeto é a Pothencia Reflorestadora.

De acordo com Jarbas Leão, diretor da empresa, a Pothencia vem pesquisando o mercado há seis anos para avaliar a viabilidade do negócio. Ele comenta que foi buscar na China as respostas para as perguntas de como implantar no Brasil florestas sustentáveis de bambu e produzir painéis com padrão de qualidade internacional. Jarbas cita que naquele país o manejo de florestas de bambu ocorre há centenas de anos de forma sustentável produzindo benefícios para toda a sociedade e meio ambiente.

A primeira fase do projeto em Mato Grosso do Sul consiste em estabelecer as florestas plantadas de bambu, o que irá demandar até oito anos. A partir daí as florestas começam a ser exploradas comercialmente e geram a matéria prima para a produção dos painéis.

A proposta da Pothencia é, futuramente, implantar uma fábrica para processar todo o volume de fibra de bambu extraída dos colmos que serão transformadas em painel compensado, podendo atingir um volume de 20.000 m3/ano. O mercado consumidor será formado principalmente pela indústria moveleira, pisos e construção civil que transformam o painel em diversas peças para interiores.

Segundo as projeções, o bambu pode ser no futuro uma alternativa de geração de renda para o pequeno agricultor, pois qualquer propriedade rural pode dedicar parte de sua área à produção da planta, e se tornar um fornecedor da cadeia produtiva do bambu.

Um fator decisivo para o início do projeto foi a Lei 12.484 de Incentivo à Cultura do Bambu, promulgada pela Presidenta da República Dilma Rousseff no dia 08 de setembro de 2011, e que está em sintonia com o mercado mundial de madeira e energia na procura de fontes sustentáveis e ecologicamente corretas.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias