Outros

Madeira para construção civil é tema de mais um ciclo de palestras realizado pela APRE

Evento reuniu cerca de 50 profissionais no assunto


Publicado em: 01/04/2013 às 09:10hs

Madeira para construção civil é tema de mais um ciclo de palestras realizado pela APRE

O uso da madeira de floresta plantada na construção civil foi novamente pauta do Ciclo de Palestras organizado pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), com apoio do Sinduscon-PR e da APEF (Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais). Nesta segunda edição, cerca de 50 profissionais da engenharia, arquitetura e empresários participaram do evento.

Para Guilherme Stamato, engenheiro civil e um dos palestrantes, o que torna a madeira pouco usada no Brasil ainda é a falta de acesso das pessoas à informação de qualidade sobre o assunto. Segundo ele, até mesmo nos cursos de engenharia civil atualmente se dá mais importância para o concreto e aço do que a madeira. Por consequência disso, outro ponto seria a falta de profissionais especializados no uso da madeira no país.

Em contrapartida, a madeira, segundo diversos especialistas da área, seria o material ideal a se usar na construção de casas por programas habitacionais do governo, ao invés da alvenaria convencional. A afirmação se deve pelo fato que as construções de madeira são de três a quatro vezes mais rápidas que a de outros materiais e a manutenção é muito mais econômica.

Segundo o presidente da APRE, Gilson Geronasso, ainda há pouca atenção por parte do governo para esta questão. “Estamos em expansão de áreas e estruturação do uso da madeira. Precisamos de uma política florestal adequada, definir programas para a cadeia de produção da madeira plantada”, explica.

Para o secretário municipal de Trabalho e Indústria Convencional de Telêmaco Borba, Francisco Joalmir Pucci, eventos como esse são de suma importância para conhecer os processos da madeira. “Temos um Estado que produz bastante madeira e tem boas indústrias de exportação”, afirma. “Precisamos agregar valor a este produto, conhecer seus processos e dar apoio aos empresários da madeira”, avalia.

Madeira e tecnologia

Lucas Maceno, engenheiro civil e também palestrante do evento, mostrou como sistemas construtivos de casas com madeira têm dado certo no Brasil. A casa construída através do sistema Wood Frame, segundo o engenheiro, tem diversas vantagens. Em relação às construções de alvenaria convencional, as casas com madeira são mais resistentes, demandam menos profissionais para sua construção, são mais econômicas e sustentáveis. Testes realizados com a madeira também mostram que este material é mais resistente ao fogo e até mesmo a alterações climáticas como furacões.

 Continuidade 

Este evento é o segundo de uma série que terá continuidade durante este ano, findando com um grande simpósio e uma feira nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2013. Nesse evento, que contará com palestrantes internacionais, participarão construtoras, engenheiros civis, florestais e da indústria da madeira e arquitetos.

 Sobre a APRE 

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega 50 empresas da cadeia produtiva de base florestal dos mais diversos perfis. Além das empresas, são associadas instituições de ensino e pesquisa, que formam o conselho científico. As associadas à APRE representam 60% da área de floresta plantada no Paraná, segmento que é responsável por 7,8% do Produto Interno Bruto do Estado e pela geração de renda para mais de 500 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa APRE

◄ Leia outras notícias