Publicado em: 22/02/2012 às 16:40hs
Nos dias 28 e 29 de junho, Vitória(ES) vai sediar o 6º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, o Madeira 2012. O Conselho Empresarial & Científico do evento, que conta com nomes de expressão do setor, reuniu-se na terça-feira (14) em Vitória, para definir os assuntos que serão abordados no Congresso.
O Madeira 2012 vai enfocar a competitividade, a sustentabilidade, os desafios e as oportunidades de um setor que responde por 4,5% do PIB brasileiro e emprega 9% da população economicamente ativa do país. Durante o Congresso, os representantes do segmento florestal e de geração de energia vão debater temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do setor e o crescimento socioeconômico do Brasil, segundo observou Jussara Ribeiro, coordenadora-geral do evento.
Os temas a serem tratados incluem estratégias de fortalecimento para o enfrentamento de crises, Código Florestal, novos negócios, inovação, qualificação profissional e o aprimoramento da governança corporativa. O secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, será o moderador do painel “Os investimentos estrangeiros no agronegócio brasileiro e as implicações jurídicas”. Já o conselheiro sênior da Fibria, Carlos Aguiar, vai moderar o painel sobre “Oportunidades de negócios florestais no Brasil fomentados com o apoio governamental”, enquanto o presidente do Conselho de Administração da Fibria e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), José Luciano Penido, falará sobre “Código Florestal, agricultura e sustentabilidade”.
A reunião do Conselho Empresarial & Científico do Madeira contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Ênio Bergoli; do conselheiro da Fibria, Carlos Aguiar; do diretor-presidente do Instituto BioAtlântica, Eduardo Figueiredo; do diretor-presidente CEO da ArcelorMittal BioFlorestas, Elesier Lima Gonçalves; do diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Aguiar Vieira; do assessor da Presidência da Cenibra, Jorge Salum; do membro do Conselho de Administração da World Bioenergy Association e professor adjunto da Universidade de Toronto, Laércio Couto; do diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo e coordenador temático do Madeira 2012, Luiz Fernando Schettino; do presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Marcos Guerra; do presidente e CEO da Energia Florestal, Rodrigo Rasga; do conselheiro sênior da Caterpillar, Toru Sato; e da presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, coordenadora-geral do congresso, Jussara Ribeiro.
O Congresso
O Madeira 2012 será realizado nos dias 28 e 29 de junho e tem como patrocinadores a ArcelorMittal, Cenibra, Fibria, Governo do Espírito Santo, Sebrae e Suzano. O evento está em sua sexta edição e pela primeira vez será realizado no Espírito Santo. O Madeira é promovido bienalmente pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, sediado em Belo Horizonte (MG).
Fonte: Assessoria de Imprensa Madeira 12
◄ Leia outras notícias