Publicado em: 15/04/2013 às 07:30hs
A oferta de soluções de tecnologia de precisão que visam a melhoria contínua das operações mecanizadas no setor de silvicultura, através do monitoramento, controle e gestão das informações, será tema do III Seminário de Agricultura de Precisão, que acontece nesta sexta-feira (12), na cidade de Piracicaba, em São Paulo. O objetivo do evento é divulgar assuntos atuais relacionados à agricultura de precisão, apresentando para estudantes e profissionais ferramentas de investigação da variabilidade espacial e ações de manejo nas culturas florestais.
A Arvus, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de softwares e equipamentos para a agricultura de precisão, apresentará no seminário uma palestra sobre a “Utilização das ferramentas de AP em culturas florestais”. O foco do painel é mostrar o cenário atual do nível da tecnologia nas empresas florestais brasileiras e a perspectiva de como está o setor para novas adoções das ferramentas. O evento contará também com mais cinco palestras de mestres e doutores especialistas no assunto de Agricultura de Precisão, como o MSc. Gustavo Portz, doutorando da USP/Esalq e Prof. Dr. Gustavo Faulin da Fatec de Pompéia.
Para o diretor da Arvus Tecnologia, Bernardo de Castro, além de controlar e monitorar os insumos para as culturas florestais, os equipamentos de precisão buscam cada vez mais analisar os rendimentos e eficiência da operação das máquinas. “Conhecer tais parâmetros dá condições de gerir e tomar decisões visando melhorar a performance da equipe. Outras ferramentas, como o uso de piloto automático, é muito recomendado para a implantação dos plantios comerciais, uma vez que garante o correto alinhamento do plantio, otimizando o uso do solo, recurso este bastante participativo no custo de produção”.
Silvicultura de precisão no Brasil
O crescimento para o uso de ferramentas de precisão nas operações das maiores empresas florestais é uma tendência para este ano. Em 2011, aumentou mais de 90% e ano passado chegou a 140%. Dentro do segmento Papel e Celulose, o setor está em nível operacional nas grandes empresas que contribuem com 25% da área total de Eucalyptus no Brasil. Além disso, no cenário atual, cerca de 95% das áreas trabalhadas com sistema de monitoramento e controle correspondem as operações de preparo do solo com ou sem aplicação de insumos e adubações de cobertura.
III Seminário de Agricultura de Precisão
Fonte: Dialetto Comunicação Estratégica
◄ Leia outras notícias