Outros

Ibama apreende caminhões com madeira ilegal em Novo Progresso/PA

O Ibama divulgou nesta sexta-feira (13) a apreensão de 13 caminhões identificados como transportadores de madeira ilegal em Novo Progresso, no oeste do Pará


Publicado em: 16/07/2012 às 12:30hs

Ibama apreende caminhões com madeira ilegal em Novo Progresso/PA

Os veículos estavam carregados com 250m³ da carga, roubada do interior da Floresta Nacional (Flona) Jamanxim, e tentavam fazer o transporte da mercadoria durante a madrugada do último dia 5, quando foram flagrados pelos agentes federais em uma barreira armada em uma das saídas da floresta pública. Os donos dos caminhões foram multados em R$ 75 mil e vão responder a processos civil e criminal pelos danos ao meio ambiente.

A ação faz parte da Operação Soberania, que combate o desmatamento e é realizada desde março de 2012 em diversos pontos do estado. O flagrante deste transporte ilegal ocorreu após o órgão ter recebido denúncias do fluxo intenso de caminhões de transporte com toras de madeira saindo da Flora. A investigação na área protegida apontou que cerca de 20 veículos operavam todas as noites transportando a madeira da floresta para várias serrarias do município de Novo Progresso, um dos líderes em desmatamento no estado.

A ação do Instituto começou com um sobrevoo de helicóptero para fiscalizar as áreas de denúncia, confirmada pelos agentes. “Identificamos uma grande exploração madeireira, com pelo menos 60 km de ramais cortando a floresta. Mas sabemos que a extensão das aberturas na mata é bem maior. Nem todos os locais foram vistoriados e muitos deles só se chega de trator”, disse o gerente do Ibama em Santarém, Hugo Américo.

Segundo Américo, a região está sendo monitorada há algum tempo. Ele diz que um esquema de segurança é montado para garantir o escoamento e impedir a apreensão da madeira roubada, envolvendo batedores de motocicletas, caminhonetes e sistema de comunicação por rádio, que alertam da chegada do Ibama e de outros órgãos de fiscalização. “Nós já identificamos algumas serrarias e vamos fazer auditoria nelas”, informa.

O gerente conta que a carga apreendida fica na guarda da prefeitura da cidade e de instituições sem fins lucrativos e, por ser ano eleitoral, deve ser doado apenas em 2013 para órgãos públicos, instituições de ensino ou de saúde, entre outros. Além dos 250m³ de carga apreendida, o Ibama localizou cerca de 500m³ de toras de madeira já derrubadas por madeireiros armazenadas na floresta.

A operação contou com a participação de 12 agentes do Ibama e uma equipe da Força Nacional de Segurança.