Outros

Grupo Mutum diversifica produção baseada no cultivo de eucalipto

Vídeo institucional da empresa mostra em detalhes como a empresa cresceu e se diversificou


Publicado em: 04/03/2013 às 13:00hs

Grupo Mutum diversifica produção baseada no cultivo de eucalipto

No início, era uma pequena carvoaria, com capacidade para produzir cerca de dois mil metros cúbicos de carvão vegetal por mês, resultado da visão empreendedora do mineiro geraldo mateus campos reis.

Depois de trabalhar como chapa no carregamento de carvão, motorista no transporte de carvão vegetal, e ter a experiência com sua primeira carvoaria de poucos fornos em minas gerais, decidiu arriscar. Sentiu que mato grosso do sul era um lugar de oportunidades e que era tempo de ousar.

De lá para cá, já se vão mais de trinta anos de muito trabalho, sempre com uma visão de cuidado e respeito ao meio ambiente, compromisso com a inovação e seriedade na condução dos negócios.

Já no final da década de mil nove centos e noventa, a produção de carvão tinha ultrapassado a marca de trinta e sete mil metros cúbicos por mês em mato grosso do sul, atendendo siderúrgicas de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.

Com o crescimento, vieram novas demandas de ampliação e diversificação das atividades, e o suporte logístico para o comércio do carvão já era feito com uma frota de caminhões próprios.

E foi pela necessidade de manter a frota, que o então nascente grupo mutum, com o apoio e a colaboração de clientes e parceiros, colocou em atividade uma loja de auto-peças e adquiriu um posto de combustíveis, com direito a loja de conveniência e restaurante, na margem da BR 262.

Além de aumentar a capacidade de autossustentação nos negócios, os novos empreendimentos garantiram também mais conforto e melhor atendimento aos clientes, consolidando o grupo e gerando ainda mais credibilidade.

A essa altura, já era evidente a vocação para a diversidade empresarial, e o grupo iniciou a aquisição de fazendas na região, onde já existiam extensas áreas com florestas plantadas.

Um verdadeiro “mix” de negócios ia confirmando o estilo visionário e empreeendedor que permanece e permeia todas as iniciativas do Grupo Mutum.

Assim, entre os anos de dois mil, e dois mil e seis, tiveram início novas atividades: a pecuária de corte, o cultivo de florestas plantadas, e ainda a integração da pecuária com as florestas, no sistema silvipastoril.

O grupo mutum foi pioneiro no consório de floresta e gado em Mato Grosso do Sul, unindo as duas atividades em busca de um modelo de diversificação que garantisse maior produtividade e sustentabilidade.

Com essa visão de futuro, o Grupo Mutum investe também no capital humano e promove constante capacitação e qualificação para seus colaboradores, fortalecendo a equipe para garantir posição no setor produtivo e comercial, e cada vez mais ser referência no cenário econômico de mato grosso do sul.

Somando as atividades rurais e as comerciais, o grupo gera hoje 250 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

São mais de 10 fazendas, todas em Ribas do Rio Pardo ultrapassando os 20 mil hectares.

Nessa extensão, estão plantados três mil e quinhentos hectares, sendo dois mil hectares de florestas clonais de eucalipto, dos quais mil e quinhentos são de regime silvipastoril, em consórcio com o gado.

A taxa de plantio florestal atinge os quatrocentos hectares por ano. E o rebanho soma cerca de quatro mil cabeças, entre vacas de cria, touros e bezerros.

O gado se destina a frigoríficos e recriadores em confinamento. A madeira produzida se destina a múltiplas finalidades.

Boa parte é madeira para tratamento, que vai atender a demanda do mercado regional e de outros estados, com produtos de qualidade. Outra parcela das toras de eucalipto com idade de trinta anos se destina às serrarias.

O carvoejamento, que deu início a toda essa história de sucesso, permanece como atividade importante. O grupo produz carvão para churrasco, atendendo grandes redes de supermercados, e também o carvão vegetal para a siderurgia, com clientes do porte das empresas vetorial e gerdau.

São mais de 500 fornos, produzindo aproximadamente seis mil metros de carvão por mês, cumprindo todas as normas e exigências ambientais e sociais.

O atendimento da legislação ambiental e as práticas de respeito e conservação do meio ambiente também são prioridade, e o grupo mantém três mil e oitocentos hectares de reservas legais, cumprindo seu papel na preservação e na recuperação ambiental da região.

Simplicidade, empreendedorismo, muito trabalho, qualidade e inovação. São palavras que abrem caminhos e levam, ainda mais longe, o futuro do grupo mutum.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias