Outros

GO: 12 produtores anunciam plantio de seringueiras na região de Iporá

Previsão é de que a cultura ocupe uma área total de 20 alqueires


Publicado em: 04/01/2012 às 13:15hs

GO: 12 produtores anunciam plantio de seringueiras na região de Iporá

Arnon Geraldo Ferreira, presidente da Associação de Heveicultores de Iporá e Região, está anunciando que 12 produtores decidiram plantar seringueira. O momento é de preparo de solo, enquanto mudas da espécie RIM 600 são preparadas. A previsão é de que os 12 pretendentes ao plantio de seringueira ocupem com essa cultura uma área total de 20 alqueires onde são possíveis 48 mil pés.

A introdução da seringueira na região é um processo que começou a se falar em um seminário em outubro de 2010. No ano que se passou um grupo de interessados nesta nova cultura fez uma viagem de conhecimento da atividade em Goianésia, Goiás. Antes disso, foi criada a Associação dos Heveicultores, a qual reúne cerca de 50 membros. Arnon Geraldo Ferreira, o presidente da entidade, é entusiasta do cultivo de seringueira. Segundo sempre afirma, o Brasil só produz 40% da borracha que necessita para sua indústria. Portanto, há um grande mercado consumidor e clima e solo da região do Oeste Goiano são propícios para esse cultivo.

Uma empresa foi criada na região para dar assistência no preparo de solo e plantio das mudas de seringueira. É a A & C Agronegócio. Ela é de propriedade do próprio presidente da Associação de Heveicultores. Mas ele também é um produtor que prepara 12 alqueires de terras (5 que adquiriu e 7 por arrendamento) nas proximidades do povoado de Jacinópolis para o plantio. Segundo Arnon, o preparo de solo em 12 localidades onde haverá plantio de seringueira já movimenta a economia de Iporá por meio de compras em postos de combustíveis e despesas em borracharia e mecânica de tratores, incluindo ocupação profissional para operadores. As 80 mil mudas de seringueira serão plantadas neste primeiro semestre de 2012 em propriedades de quatro municípios da região: Iporá: Jaupaci, Diorama e Fazenda Nova.

Prefeitura de Iporá cedeu área para uma UPAS


Uma Unidade de Preservação Ambiental Sustentável (UPAS). Isto é outra novidade para o setor produtivo. Também diz respeito a seringueira. Uma UPAS está sendo criada em parceria da Associação de Heveicultores com a Prefeitura de Iporá. Nas proximidades do Conjunto Águas Claras, a Prefeitura cedeu por comodato para a entidade uma área de 2 alqueires e meio para interessados em plantio de seringueira. Neste local haverá um plantio em sistema cooperativo onde o presidente da AHIR prevê o envolvimento de outras 12 pessoas que acreditam na seringueira como alternativa econômica. Trata-se de UPAS pois vai significar também recuperação ambiental de uma área, agregando qualidade de vida para a população urbana. Segundo Arnon Geraldo Ferreira, a árvore da seringueira contribui muito com a qualidade do ar em centros urbanos. Além disso, o sistema cooperativo de plantio será fator de renda para os 12 produtores envolvidos.

Os que plantam em propriedades rurais ou no sistema cooperativo, quase todos farão uso de linhas de crédito disponibilizadas pelo BNDES, com juros de taxas anuais de 4,95% ao ano.

Fonte: Oeste Goiano

◄ Leia outras notícias