Publicado em: 14/12/2012 às 09:50hs
Além de marcar a data festiva, o plantio integra iniciativas de recuperação ambiental tomadas pela FCA na Fazenda Experimental Lageado como forma de promover a revitalização da mata ciliar do Ribeirão Lavapés, que passa pela área da Faculdade.
“Todo ano os formandos plantam uma árvore. Começamos a discutir qual a melhor espécie para simbolizar nossa turma, até que alguém veio com a ideia de plantar logo uma floresta”, conta a formanda Liz Miyo Sousa Ota. “Procuramos a Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA para ver se havia uma área para fazermos o plantio e ficamos sabendo da realização desse projeto de licenciamento ambiental. Nossa proposta ao fazer o plantio, foi unir o útil ao agradável. Os funcionários da Fazenda fizeram o preparo da área e nós viemos colaborar com o plantio que passa a ter esse caráter simbólico”.
Pais, amigos, namorados, além dos professores Hernando Alfonso Lara Palma e Luiz Alberto Blanco Jorge participaram do plantio, com o suporte técnico dos funcionários da Fazenda. “É uma atitude muito positiva aliar um aspecto importante de restauração ambiental com a comemoração pela formatura. Isso marca essa turma de uma maneira diferente. Além do ato simbólico do plantio, fazer algo que é útil para todos é muito interessante”, declara o professor Blanco, patrono da XXI Turma.
As mudas são, em sua maioria, provenientes do viveiro do Departamento de Ciências Florestais da FCA. Na seleção para o plantio foram priorizadas as mais vigorosas e com boa relação entre a parte aérea e a raiz. Além do viveiro do Departamento, também foram selecionadas plantas do viveiro do CEDEPAR (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo).
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP
◄ Leia outras notícias