Outros

Formandos de Engenharia Florestal da Unesp plantam floresta

Na manhã do dia 13 dezembro, como parte das comemorações de sua formatura, os alunos da XXI turma de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) realizaram o plantio de mais de 200 árvores na Fazenda Lageado


Publicado em: 14/12/2012 às 09:50hs

Formandos de Engenharia Florestal da Unesp plantam floresta

Além de marcar a data festiva, o plantio integra iniciativas de recuperação ambiental tomadas pela FCA na Fazenda Experimental Lageado como forma de promover a revitalização da mata ciliar do Ribeirão Lavapés, que passa pela área da Faculdade.

“Todo ano os formandos plantam uma árvore. Começamos a discutir qual a melhor espécie para simbolizar nossa turma, até que alguém veio com a ideia de plantar logo uma floresta”, conta a formanda Liz Miyo Sousa Ota. “Procuramos a Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA para ver se havia uma área para fazermos o plantio e ficamos sabendo da realização desse projeto de licenciamento ambiental. Nossa proposta ao fazer o plantio, foi unir o útil ao agradável. Os funcionários da Fazenda fizeram o preparo da área e nós viemos colaborar com o plantio que passa a ter esse caráter simbólico”.

Pais, amigos, namorados, além dos professores Hernando Alfonso Lara Palma e Luiz Alberto Blanco Jorge participaram do plantio, com o suporte técnico dos funcionários da Fazenda. “É uma atitude muito positiva aliar um aspecto importante de restauração ambiental com a comemoração pela formatura. Isso marca essa turma de uma maneira diferente. Além do ato simbólico do plantio, fazer algo que é útil para todos é muito interessante”, declara o professor Blanco, patrono da XXI Turma.

As mudas são, em sua maioria, provenientes do viveiro do Departamento de Ciências Florestais da FCA. Na seleção para o plantio foram priorizadas as mais vigorosas e com boa relação entre a parte aérea e a raiz. Além do viveiro do Departamento, também foram selecionadas plantas do viveiro do CEDEPAR (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP

◄ Leia outras notícias