Outros

Florestas plantadas ajudam a preservar o meio ambiente

Toda a celulose utilizada no Brasil é proveniente de florestas plantadas


Publicado em: 06/06/2012 às 14:40hs

Florestas plantadas ajudam a preservar o meio ambiente

No dia mundial dedicado ao meio ambiente a Painel Florestal lembra a sociedade do quanto é importante investir em florestas plantadas. De acordo com dados da Bracelpa (Associação Brasileira de Papel e Celulose), em nosso país, toda a celulose utilizada pela indústria brasileira para a produção de livros, cadernos, jornais, revistas, tecidos, cápsulas de remédio é proveniente de florestas plantadas.

O setor de papel e celulose contribui ainda com o plantio de 2,2 milhões de hectares de pinus e eucalipto. O segmento preserva também 2,9 milhões de hectares de mata nativa. No Brasil as florestas plantadas também absorvem um milhão de carbono por ano, previnem danos ambientais, protegem a nascente dos rios, recuperam áreas degradadas e geram quase 700 mil empregos diretos e indiretos.

E os benefícios não param por aí. Cada dois milhões de hectares de eucalipto plantados resgata três vezes mais a quantidade de carbono emitido em toda a cadeia produtiva de papel e celulose.

COMPROMISSO


O engajamento da Painel Florestal com o meio ambiente vai além da divulgação do setor florestal. Prova disso foi o tratamento destinado ao lixo coletado durante o Três Lagoas Florestal no mês de abril. O evento contou ainda com a elaboração do projeto Carbono Zero.

Tanto o tratamento dos resíduos como o projeto ficaram sob a responsabilidade da empresa Podium Ambiental. Durante a feira foi feita a coleta seletiva do lixo e o transporte licenciado dos resíduos perigosos e não perigosos. Foram alocados 60 tambores metálicos para a coleta de resíduos sólidos durante os dias do evento. Eles foram distribuídos por todo o recinto e devidamente pintados nas cores padrão para reciclagem: azul para papelão; vermelho para plásticos, amarelo para metais e verde para vidros.

Os tambores foram coletados diariamente de acordo com a demanda. Os resíduos retirados seguiram então para caçambas que ficaram à disposição para este fim. Os resíduos sem nenhuma utilidade específica foram descartados no aterro sanitários foram serão transformados em compostagem. O óleo de frituras foi transformado em sabão. Pilhas e baterias foram levadas ao aterro industrial e lâmpadas fluorescentes foram descontaminadas.

O evento também contribuiu com a redução dass emissões de gases de efeito estufa. Para isso foi aumentada a eficiência energética de suas atividades com a redução das viagens, materiais de trabalho e uso de energias não renováveis. O percentual não reduzido será compensado com o plantio de mudas nativas de eucalipto.

As empresas parceiras receberam o Certificado Carbono Zero. Segundo Paulo Cardoso, diretor de núcleo da Painel Florestal, as árvores serão plantadas no próximo mês e farão parte do projeto ‘Como Plantat Eucalipto’.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias