Publicado em: 25/09/2012 às 16:30hs
Um público de cerca de três mil pessoas visitou a 2ª edição de Florestal&Biomassa - Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços -, que aconteceu de 19 a 21 de setembro, no Parque Conta Dinheiro, em Lages (SC), dando início ao processo de pré-vendas, com boas expectativas de geração de negócios nos próximos 12 meses, que se aproximam ao patamar de 15 milhões de reais,segundo informações colhidas na pesquisa realizada junto aos expositores.Esta pesquisa revelou, ainda, que cerca de 71% dos expositores tiveram suas expectativas correspondidas ou superadas e que todos os 59 expositores têm interesse em participar da 3ª edição, ainda sem data definida.
A feira teve como foco a silvicultura, a 1ª transformação da madeira e sua industrialização, o transporte e aproveitamento de seus resíduos na formação de biomassa florestal. O diretor da Hannover FairsSulamérica, Constantino Bäumle, empresa organizadora do evento, ressaltou que novamente trouxeram para o evento o que há de mais atual em termos de conceito de evento técnico, incluindo em sua programação demonstrações dinâmicas em área externa e workshops técnicos. O público que visitou a feira e participou dos três workshops tem procedência dos três estados sulinos, mais São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Amazonas e Pará.
A região do planalto serrano catarinense, que consiste, em grande parte, de empreendimentos ligados à cadeia produtiva da madeira, precisava de um evento nesse setor para gerar mais empregos e renda para região. A Feira Florestal&Biomassa, mais uma vez, cumpriu seu papel de proporcionar um ambiente propício à geração de bons negócios, atraindo para a região o turismo de negócios. Em seu discurso de abertura do evento, o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, salientou que o governo sempre será parceiro em ações como essa. “A região está no caminho certo e a tendência do setor de base florestal é crescer. Entusiasmado como o que presenciava, Colombo sugeriu aos promotores do evento que, antes de tornarem a feira bianual, realizem mais três edições anuais.
Crister Chiqueleiro, do departamento de vendas da empresa H.Bremer, comemora os resultados da feira. “Estamos muito contentes com os resultados que obtivemos na feira, além de rever clientes conseguimos fazer novos contatos, o que para empresa é excelente”.
Um dos estandes mais bonitos da feira era o da empresa Minusa, que expôs sua linha de materiais rodantes para equipamentos florestais. O diretor Rubens Kracik comentou que “o movimento foi ótimo e as perspectivas de negócios são muito boas. Estaremos sempre apoiando eventos como esse, tendo em vista as projeções animadoras que envolvem a área florestal”.
O SEBRAE/SC participou com um estande coletivo, apoiando 14 micros e pequenas empresas. Essa iniciativa insere-se no Programa Nova Economia@SC, do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e do SEBRAE/SC. Segundo o Coordenador Regional do Planalto Serrano, Altenir Agostini, este projeto visa a organização e desenvolvimento da indústria a partir de segmentos de destaque em níveis regionais, com foco no aumento da competitividade das empresas e acesso a novos mercados. “Nosso objetivo foi propiciar às empresas participantes uma excelente oportunidade para apresentar seus produtos a um público direcionado, conhecer novos mercados e ampliar seus contatos de negócios e os resultados foram excelentes".
O presidente do Sindimadeira de Lages, Israel Marcon, entidade que assina a realização do evento juntamente com a Associação Rural de Lages, afirma que a maior recompensa é o grau de satisfação dos expositores. “Os objetivos da feira foram alcançados, houve significativo aumento de púbico visitante e das perspectivas futuras de geração de negócios. Estamos orgulhosos de ser um dos realizadores da feira, e com certeza a próxima será ainda maior e melhor”, finaliza Marcon.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cris Menegon
◄ Leia outras notícias