Publicado em: 09/07/2013 às 19:30hs
A conhecida Floresta da Epagri, que faz parte da Estação Experimental da Epagri, acaba de ser reconhecida como o terceiro bosque modelo brasileiro, reconhecido pela Rede Iberoamericana de Bosques Modelo (RIABM). A inserção formal do Bosque na Rede aconteceu em reunião realizada no mês passado, no Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza – Catie, na Costa Rica.
Os Bosques Modelo buscam o desenvolvimento sustentável de uma paisagem ou território onde a floresta desempenha um papel importante. Por isso, contribuem para redução de pobreza, valorização dos produtos não madeiráveis e busca de alternativas de renda para toda a população, aliados à conservação dos recursos naturais. Com a inclusão de Caçador, o número de Bosques Modelo passa a ser 59, distribuídos em 14 países da América, Ásia, África e Europa, contemplando mais de 31 milhões de hectares.
O Bosque Modelo Caçador (BMC) tem sua área núcleo na Estação Experimental da Embrapa em Caçador, gerenciada como campo experimental da Embrapa Florestas (Colombo/PR), com uma reserva florestal de mais de mil hectares. Desde o ano de 2002, a equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental desenvolve no local pesquisas ligadas à área de silvicultura e manejo para a conservação e uso sustentável da floresta com araucária.
O BMC foi criado com 98 mil ha, cobrindo a área do município de Caçador, mas poderá ser ampliado ao longo de sua maturação. Segundo a pesquisadora Maria Augusta Doetzer Rosot, “pretende-se intensificar a atuação da Embrapa e parceiros na área, oferecendo aos proprietários rurais locais opções de renda e soluções tecnológicas já validadas na área florestal e agroflorestal e, em próximas etapas, aproximar pesquisadores de outras áreas e Unidades de Pesquisa para a integração de esforços em torno das pequenas propriedades e, também, das empresas ligadas ao setor florestal”.
O Bosque Modelo Caçador é o terceiro a ser criado no Brasil e o primeiro na região Sul, sendo os outros, o BM Mata Atlântica e o BM Pandeiros, no estado de Minas Gerais. Atualmente o Serviço Florestal Brasileiro – parceiro da Embrapa Florestas em projetos como o Inventário Florestal Nacional – é o representante do Brasil no Diretório da Rede Iberoamericana de Bosques Modelo. Da Embrapa Florestas.
Fonte: Diario cacadorense
◄ Leia outras notícias