Publicado em: 05/04/2012 às 10:20hs
Segundo a organização, a data foi escolhida para acompanhar o calendário internacional e o tempo mínimo para feiras dinâmicas de grande porte. “Outro fator importante é a necessidade de um período para evolução da tecnologia empregada nas áreas de silvicultura, colheita e transporte de madeira”, explica um dos coordenadores do evento, Ricardo Malinovski.
Focada em negócios e tecnologias para a produção do Eucalipto, espécie florestal mais plantada no Brasil, a feira pretende apresentar ao público as principais novidades mundiais para o setor. A expectativa é de aumentar em 50% o número de expositores, que em 2011 foi de 128, e o de visitantes, que na edição anterior superou as 8700 pessoas, com destaque para a participação de um público especializado e interessado em fechar negócios e conhecer as novidades. O evento continuará sendo no Estado de São Paulo pela localização estratégica para receber grandes públicos. Em breve a organização apresentará a localização e layout da feira.
Uma das novidades para a edição de 2014 é que o evento firmou uma aliança internacional com a feira KWF Tagung (Alemanha), integrante da Forestry Demo Fairs (FDF), da qual também participam a Elmia(Suécia), Eko-las (Polônia) e Euroforest (França). “Isso comprova que a Expoforest, única feira dinâmica da América Latina, já entrou para o roll das grandes feiras mundiais do setor florestal”, completa o coordenador.
Histórico
Em 2011, a primeira edição dinâmica da Expoforest, realizada em Mogi Guaçu (SP), superou todas as expectativas. Um dos diferenciais do evento foi o local da feira: uma área de 118 hectares de eucalipto clonal, pertencente à International Paper. A inovação para eventos florestais na América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação, além de experiências com plantios de mudas e outras demonstrações que ocorreram durante os três dias.
Com visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo, a feira surpreendeu ainda pelo volume de negócios gerados durante os três dias: mais de 100 milhões de reais. Empresas como Jonh Deere, Caterpillar, Ponsse, Komatsu Forest, Tigercat, Noma, Stihl, Scania, entre outros comercializaram equipamentos ou máquinas e alavancaram inúmeros negócios pós-feira. Foram mais 158 marcas expostas. O evento contou com visitantes de 743 cidades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e de um público expressivo de estrangeiros de 26 países, entre eles Argentina, Chile, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Suécia, Inglaterra e África do Sul. “Todo esse público estava em busca de conhecimento sobre novas tecnologias e boas oportunidades de negócios, como ficou comprovado nos resultados financeiros alcançados”, avalia Malinovski.
Mais informações: www.expoforest.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa EXPOFOREST
◄ Leia outras notícias