Outros

Eucalipto a grande promessa na região do Mapito

A região em que o agronegócio mais cresce no País. União dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins


Publicado em: 11/03/2013 às 15:20hs

Eucalipto a grande promessa na região do Mapito

O que era antes uma vasta área de mata nativa de cerrado permeada por criações de bovinos e entrecortada por faixas de transição de extensos babaçuais começa a se transformar.

Por aqui chegaram os eucaliptos. As florestas plantadas vieram para dar vida nova à região, atraídas por um potencial de consumo em franco crescimento. O eucalipto veio para substituir a prática de se utilizar mata nativa para a produção de carvão vegetal que abastece as 15 siderúrgicas instaladas em Marabá, no Pará, e Açailândia no Maranhão.

Estas usinas juntas consomem em média trezentos mil metros cúbicos de carvão vegetal por mês.

Como se esse grande potencial de consumo não bastasse, a região vai receber em breve duas fábricas de celulose e papel da Suzano.

Para abastecer este mercado em expansão, para cá estão vindo empresas de produção de mudas clonais de eucalipto, de implantação e de manutenção de florestas.

E o governo, por seu lado, está fazendo a sua parte, construindo uma hidroelétrica, pontes, estradas e melhorando a malha ferroviária. Com toda esta infra-estrutura e potencial de crescimento da silvicultura na região, quem sai ganhando é a população, com a geração de empregos, os governos, com o aumento da arrecadação de impostos, os empresários, com a valorização de suas propriedades, e acima de tudo a natureza, que passa a ganhar um novo aliado na preservação do cerrado e das florestas.

Com o plantio do eucalipto em áreas degradadas e em partes do cerrado com a devida reserva das matas nativas e áreas de preservação permanente, o cenário deixa de ser de destruição.... para ser de progresso.

A geração de emprego traz vida nova às cidades e movimenta o comércio. Enquanto numa fazenda de pouco mais de dois mil hectares de pastagens com a criação de bovinos são empregados cerca de dez pessoas, numa área com plantio de eucalipto em média de oitocentos hectares, emprega-se oitenta pessoas. E o eucalipto veio mesmo para ficar. Em algumas regiões ele chegou há bastante tempo e já começa a abastecer as siderúrgicas. Os fornos que antes transformavam mata nativa em carvão vegetal recebem um novo produto, o eucalipto plantado.

Os primeiros plantios trouxeram para cá mudas clonais de excelente qualidade já testadas por grandes indústrias. E elas não tiveram o menor problema em se adaptar ao clima e ao solo.

O resultado pode ser visto em extensas plantações por vários municípios. Quem plantou, está plantando mais e quem ainda não, está procurando se informar. O eucalipto proporciona aos produtores rurais um ganho anual por hectare nunca visto em qualquer atividade rural destas regiões.

Empresas de grande porte estão plantando suas florestas de olho no crescente mercado tanto dos estados do Maranhão, como do Tocantins, do Pará e do Piauí. O pequeno e médio produtor rural começa a entender que o caminho para a independência financeira e bons lucros passa necessariamente pelo cultivo do eucalipto. E o que era antes visto como uma opção, passa a ser visto como uma obrigação.

E para atender a este crescente mercado nasceu em 2005 a empresa Florestar, soluções em reflorestamento.

Localizada no município de Porto Franco, no estado do Maranhão, a cento e dois quilômetros de Imperatriz, a cento e sessenta e oito da cidade de Açailândia e a duzentos e quarenta e quatro quilômetros de Marabá, a Florestar está no epicentro do que vem sendo chamado de o novo ciclo do crescimento florestal brasileiro.

A Florestar se propõe a ser o agente ativo na implementação de florestas plantadas na região.

Com vasta experiência, profissionais competentes, maquinário adequado e a capacidade de atender a todas as etapas do processo, a Florestar se preza por ser uma das primeiras a ter a solução completa para as mais variadas exigências dos mais variados clientes. Desde a construção e conservação de benfeitorias e estradas, passando pela aplicação de calcário, aplicação de herbicidas, subsolagem, adubação, plantio, replantio, capina e roço, manutenção e condução da floresta até a idade de corte, bem como a realização da colheita e transporte.

A Florestar tem as suas próprias oficinas de reparo e manutenção de máquinas e equipamentos, constrói ela mesma as moradias de seus funcionários com padrão de qualidade e conforto e tem na sua sede, na cidade de Porto Franco, uma equipe de profissionais capacitados para atender aos mais exigentes clientes.

Também no campo, a sua força de trabalho e o resultado das florestas de eucalipto implantadas em vários municípios é a garantia de que a Florestar é a empresa mais capacitada para dar ao produtor rural a tranqüilidade que ele tanto procura.

Além da prestação de serviços, a principal meta da Florestar é a composição de sua própria base florestal. Os primeiros plantios de eucalipto foram feitos aqui na Fazenda Floresta dos Sonhos, localizada no município de Araguatins, no Estado do Tocantins.

Além desta área a empresa possui outras sete propriedades, totalizando uma área de plantio de cerca de dois mil e quinhentos hectares que serão plantados até o ano de dois mil e onze.

O planejamento é chegar a cinco mil hectares plantados em dois mil e treze, todos com recursos próprios.

Florestar, desenvolvimento através de recursos naturais renováveis de alta demanda, utilizando práticas de gerenciamento ecológico e negócios sustentáveis.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias