Publicado em: 21/08/2012 às 17:50hs
O 4º Congresso Florestal Paranaense, que será realizado de 10 a 14 de setembro em Curitiba (PR), pretende provocar o debate em torno das atuais políticas públicas florestais e o que ainda precisa ser feito para alavancar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Estado.
Na palestra de abertura, no dia 10, às 19h30, o assessor da Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Fernando Castanheira Neto, irá falar acerca das diretrizes para a formatação da Política nacional de florestas plantadas. Entre as estratégias apontadas pelo assessor para alavancar o desenvolvimento do setor estão o levantamento do potencial de produção florestal no Brasil, com a criação de um Atlas; harmonizar e adequar a legislação florestal, combatendo a ilegalidade; estimular um programa energético atrelado à matéria-prima madeira; apoiar pequenos e médios produtores florestais; atrair investimentos como os fundos de pensão; e incentivar novos negócios para o setor, como o uso da madeira na construção civil.
O governo federal também será ouvido no dia 12, às 8h30, com a participação do coordenador de Serviços de Infraestrutura, Logística e Aviação Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Alberto Nunes Batista. Logo após, setores privado e público debaterão no painel “Infraestrutura e Logística”. Estarão na mesa o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o diretor da Battistella, Ulisses Ribas, e o presidente da STCP Engenharia de Projetos, Ivan Tomaselli, para discutir as dificuldades e os entraves nas exportações de produtos florestais e no escoamento da produção.
Já na Câmara Técnica Política e Economia Florestal, o consultor da Pöyry Silviconsult, Jefferson Mendes, vai apresentar os cenários de mercado para o setor e o engenheiro florestal Renato Viana, coordenador de Serviços Florestais da Secretaria da Agricultura, irá tratar da política florestal para o Estado do Paraná. A discussão será encerrada com a participação do coordenador de Florestas da Emater no Paraná, Amauri Ferreira Pinto, abordando a extensão, a floresta e a sustentabilidade da propriedade rural.
Congresso
O Congresso, cujo tema central é “Gestão Florestal: Produção, Conservação e Uso”, é uma promoção da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF), Embrapa Florestas e cursos de Engenharia Florestal da UFPR, UNICENTRO (Irati) e PUCPR.
O evento conta com patrocínio das empresas Arauco, Berneck, Remasa, Klabin, Pesa e Itaipu Binacional, além do Conselho Regional de Engenharia (CREA-PR), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), CNPQ e Fundação Araucária.
Informações e inscrições: www.congressoflorestalpr.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa 4º Congresso Florestal Paranaense
◄ Leia outras notícias