Publicado em: 12/04/2012 às 08:10hs
Liderada pelo Centro das Indústrias Produtoras eExportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), com parceria do Sesi e Senai eapoio da Fiemt, a caravana visitou 10 indústrias madeireiras verificando as necessidadesdos empresários, apresentando os benefícios em se associar ao sindicato.
A pesquisa que resultou no livro Guardiões da Floresta mostra que o primeiro registro da atividade madeireira em Mato Grosso ocorreu em Porto dos Gaúchos. "É uma cidade que tem relevância histórica para nós e queremos que os empresários e gestores daqui se engajem nessa defesa do setor de base florestal", destacou o presidente do Simava, Voniclei Gasparin.
A visita em Porto dos Gaúchos terminou com um encontro nasede da Câmara Municipal. A equipe se reuniu com a prefeita de Porto dos Gaúchos, Carmem Lima Duarte, e falou sobre o trabalho do Cipem, com o propósitode envolver os gestores municipais na busca de fortalecimento do setor. A atividade é fonte econômica de dezenas de municípios em Mato Grosso.
A burocracia e morosidade nas liberações dos projetos de manejos foram as principais reclamações dos empresários. “As visitas são importante porque conhecem a demanda do setor e esclarecem as dúvidas dos empresários, muitos não conheciamo trabalho que o Cipem desenvolve para vencer os entraves junto aos órgãos licenciadores e arrecadadores buscando o fortalecimento do setor”, afirmou Carlos Junior, assessor econômico do Cipem, que compõe a equipe juntamente com a superintendente de Desenvolvimento, Silvia Fernandes.
A Caravana começou na segunda-feira (09.04) no município de Juara e segue na quarta-feira para o município de Tabaporã. O encerramento será na quinta-feira à noite no município de Juara, com um encontro entre osempresários da região e equipe da caravana e autoridades locais.
A comitiva da Caravana da Sustentabilidade é composta pelo Cipem, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava), Sesi e Senai.
Fonte: Assessoria Cipem-MT
◄ Leia outras notícias