Outros

Embrapa: gene de tolerância ao alumínio será introduzido no eucalipto

Uma pesquisa iniciada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS) em 1998, que culminou na clonagem de um gene que confere tolerância ao alumínio no sorgo, trará benefícios para a cultura do eucalipto


Publicado em: 14/01/2013 às 09:40hs

Embrapa: gene de tolerância ao alumínio será introduzido no eucalipto

Na Embrapa, o projeto foi concluído em 2007 e, na primeira semana de dezembro de 2012, foi firmada uma parceria com a FuturaGene, empresa comprada pela Suzano Papel e Celulose, para introduzir esse gene em cultivares de eucalipto. A ideia é fazer com que as raízes das plantas de eucalipto se desenvolvam mais e possam extrair mais água e nutrientes em solos com toxidez de alumínio.

No sorgo, o gene denominado AltSB pertencente à família Multidrug And Toxic Compound Extrusion (MATE) e atua formando uma espécie de barreira que impede que o alumínio nocivo penetre na planta. Daí surge a tolerância. Em sorgo, esse gene possibilita a liberação para o meio externo de substâncias denominadas ácidos orgânicos. Quando no meio externo, tais compostos reduzem a toxidez causada pelo alumínio.

A identificação do gene e sua clonagem podem permitir uma redução significativa na toxicidade causada pelo alumínio na cultura do sorgo em solos ácidos, que correspondem a aproximadamente 50% das terras cultiváveis em todo o mundo, incluindo o Cerrado brasileiro. Com isso, há dados preliminares em campo de que a presença do gene de tolerância ao Al confere um ganho de produtividade de pelo menos uma tonelada de grãos de sorgo por hectare.

No eucalipto, esse gene será introduzido por meio de técnicas de transgenia. Os benefícios serão uma maior absorção dos nutrientes pelas raízes, como o fósforo, e um maior aprofundamento do sistema radicular da planta, já que o alumínio inibe o desenvolvimento das raízes. "Assim, espera-se que a introdução desse gene em outras espécies como o eucalipto permita o maior desenvolvimento das plantas e, consequentemente, maior produção da cultura", diz o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Jurandir Vieira Magalhães.

O trabalho de pesquisa que deu origem à parceria para a inserção do gene na espécie florestal foi publicado na Nature Genetics. "Podemos dizer que a Embrapa hoje é uma das referências na linha de pesquisa de tolerância ao alumínio em plantas", diz, se referindo também à conquista em 2012 do prêmio Alcides de Carvalho, concedido pelo 58º Congresso Brasileiro de Genética na categoria "Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas".

Milho poderá ser beneficiado

O gene de tolerância ao alumínio em sorgo, o gene AltSB foi introduzido também em plantas de milho. Segundo a pesquisadora Claudia Guimarães, plantas de milho transformadas com o gene AltSB apresentam uma superioridade na tolerância ao Al em solução nutritiva e estão em fase de solicitação da aprovação pela CTNBio para os primeiros testes em campo.

E para ler a primeira notícia publicada sobre o tema, clique aqui.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento):  (31) 3027-1905 ou nco@cnpms.embrapa.br.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias