Publicado em: 20/09/2012 às 13:30hs
O evento teve como objetivos apresentar sistemas agroflorestais a agricultores, debater e trocar de experiências sobre o beneficiamento e a comercialização dos produtos agroflorestais, avaliar estratégias de articulação do tema na Metade Sul, além de preparar temas para o Seminário Estadual de Sistemas Agroflorestais, previsto para acontecer no final do ano, em Porto Alegre.
Para o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Eduardo Souto Mayor, o Seminário foi rico no que diz respeito à troca de experiências. “Mesmo não querendo desmerecer as outras práticas e palestras, que são valiosas para o conhecimento sobre manejo agroflorestal, desta vez houve uma oportunidade de fala dos agricultores familiares, fazendo com que eles pudessem trocar experiências”, avaliou Mayor.
O pesquisador da Embrapa, Joel Henrique Cardoso, disse que os sistemas agroflorestais são oportunidades para a recuperação de áreas degradáveis e adequação ambiental, bem como acrescenta uma série de oportunidades sustentáveis para os sistemas de produção. Além da pesquisa agropecuária e da extensão rural, participaram da realização do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal e como parceiros o ConFIE, UNAIC, Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Arpa-Sul e Agroindústria Figueira do Prado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias