Outros

Eldorado Brasil dobrará áreas de florestas

Apesar de a fábrica ainda não ter entrado em operação, a empresa já fala em duplicar a produção da celulose


Publicado em: 13/02/2012 às 19:40hs

Eldorado Brasil dobrará áreas de florestas

A Eldorado Brasil já tem 80 mil hectares de florestas plantadas e irá plantar mais 80 mil, até 2015, para atender à demanda da fábrica de celulose que entrará em operação em novembro deste ano, em Três Lagoas. Para o abastecimento da primeira linha, que é de cerca de seis milhões de metros cúbicos, o empreendimento prevê uma ocupação de 162 mil hectares de florestas plantadas.

Apesar de a fábrica ainda não ter entrado em operação, a empresa já fala em duplicar a produção da celulose. Segundo o diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, inicialmente a empresa está preparada para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose branqueada por ano, mas a intenção é duplicar a produção em 2017.

A plantação de eucalipto para atender à demanda da empresa já extrapolou o município de Três Lagoas, ocupando áreas em Água Clara, Selvíria e Inocência. “O plantio está a mil quilômetros da fábrica, portanto teremos toda a floresta necessária para atender à demanda da indústria nessa primeira linha”, salientou o diretor Florestal da empresa.

Ainda segundo ele, além da produção em Três Lagoas e região, a empresa está adquirindo florestas de terceiros. “A grande parte é do Mato Grosso do Sul, mas também estamos adquirindo no Estado de São Paulo”, informou.

Germano Vieira adiantou que, para a segunda linha de produção, a Eldorado irá adquirir e arrendar novas áreas. Para tanto, ele afirmou que serão necessárias parcerias com os pequenos e médios produtores da região. O empresário explicou que as áreas com plantio de eucalipto têm sustentabilidade, ou seja, serão reutilizadas. “O plantio é feito, conforme o ciclo. Esse é um projeto de 100 anos, no mínimo”, comentou.

O diretor da Florestal disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS), assim como os demais financiadores, já aprovou o projeto. De acordo com ele, os recursos são liberados parcialmente. O investimento estimado para o empreendimento é de R$ 4,5 bilhões. Em relação ao andamento das obras de construção da fábrica, Vieira informou que está dentro do cronograma previsto, mesmo com as greves que ocorreram. A previsão é de que a fábrica entre em operação em novembro deste ano.

Fonte: Jornal do Povo

◄ Leia outras notícias