Publicado em: 19/09/2013 às 15:10hs
O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a prefeitura municipal, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Base Florestal (Sindiflora) e a empresa Compensados São Francisco.
A programação terá início às 7h30, na Câmara Municipal com as inscrições e a abertura. Na sequência, os participantes serão divididos em três grupos e irão, de ônibus, para as três estações de campo.
As inscrições são gratuitas e serão feitas na hora. O dia de campo é destinado a produtores, consultores técnicos, extensionistas, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agropecuário e florestal.
Programação
O III Dia de Campo sobre Sistemas Produtivos Florestais abordará, em três estações e em uma atividade alternativa, temas diversos relacionados às florestas plantadas.
Na estação 1, os participantes poderão acompanhar o desenvolvimento do experimento que avalia diferentes níveis nutricionais e de espaçamento de pau-de-balsa. O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Maurel Behling ainda apresentará resultados parciais da pesquisa que é desenvolvida no município há três anos. Ainda nesta estação, o engenheiro florestal da Flora Sinop, Jaldes Langer, mostrará avaliações de competição de espécies florestais.
A integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) utilizando espécies florestais como eucalipto, mogno-africano, paricá e pau-de-balsa será apresentada pelo engenheiro florestal da Embrapa Agrossilvipastoril Diego Antonio na segunda estação, que será montada em uma Unidade Demonstrativa de iLPF. No local também será feita a demonstração do funcionamento de alguns equipamentos florestais. A atividade será conduzida pelo técnico da Empaer Amâncio Marquez e por Luiz Didomênico, da Copromab.
Na terceira estação, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Ingo Isernhagen mostrará os diferentes tratamentos utilizados em um experimento de restauração de reserva legal que foi instalado no início do ano em Guarantã do Norte. Completando a programação, o agrônomo da prefeitura municipal, Júlio Santin, fará uma apresentação sobre plantios comerciais de pau-de-balsa e paricá.
Após o almoço ainda haverá uma atividade alternativa para os interessados, com uma visita de campo a outro plantio comercial de paricá, este com dois anos de idade.
O III Dia de Campo sobre Sistemas Produtivos Florestais conta com patrocínio e apoio de empresas e instituições locais e faz parte do Arranjo Produtivo Local de Florestas Plantadas e Sistemas Agrossilvipastoris do Portal da Amazônia.
Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril
◄ Leia outras notícias