Outros

Ciclo de Conferências debate impacto das mudanças climáticas no cultivo de florestas

Evento organizado pela Revista ArgentinaForestal.com terá participação de especialista brasileiro


Publicado em: 07/03/2012 às 15:20hs

Ciclo de Conferências debate impacto das mudanças climáticas no cultivo de florestas

O pesquisador brasileiro Aristides Ribeiro vai falar sobre as implicações e fenômenos que estão ocorrendo com as mudanças climáticas, e seu impacto na produtividade florestal da região. O especialista fará palestra em Posadas, no dia 22 de março, integrando o “Ciclo de Conferências AF 2012: 100 edições da Revista ArgentinaForestal.com”, no auditório Missiones, do Hotel HA Posadas Urbano, em Posadas, Missiones, no horário das 15h às 22h.

A conferência permitirá alertar os produtores da região sobre implicações e fenômenos que estão ocorrendo com as mudanças climáticas, como o aumento de CO2, aumento de secas ou chuvas concentradas, temperaturas elevadas de manhã e à noite, diminuição das geadas, entre outros fatores. Os produtores também serão alertados sobre possíveis mudanças na produtividade e no manejo florestal, como ampliação das plantações (época, preparação do solo, material genético), maior mecanização, aumento da proteção florestal (contra pragas e doenças), maior risco de incêndios, aumento da produção de mudas (genética, rusticidade, instalações), e ainda uma maior incorporação de matéria orgânica e fertilização.

Aristides Ribeiro é professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, tem mestrado em Agrometeorologia pela Esalq/USP, e doutorado em Ciências (Energia Nuclear em Agricultura) pela USP. Além de vários anos de docência em disciplinas de pós-graduação, tem também grande experiência na área da engenharia agrícola, especialmente com os temas de recursos hídricos, hidrologia florestal, sistemas e modelos agrícolas e florestais, climatologia, mudanças climáticas e modelagem ecofisiológica.

Ribeiro também participou da criação do grupo de pesquisas denominado “Biomodel – Sistema e Modelos nos Biomas Agrícolas e Florestais”, que é integrado por pesquisadores, estudantes e técnicos que se dedicam ao estudo das relações entre o sol, planta e atmosfera, buscando entender os diferentes processos biofísicos no desenvolvimento das plantas.

Ciclo de Conferências


A palestra do especialista será feita na continuidade da abertura do Ciclo de Conferências, oportunidade em que será apresentada a proposta da “Cátedra da Madeira”, uma iniciativa da Subsecretaria de Desenvolvimento Florestal do Ministério da Agricultura e Produção da Argentina, juntamente com a Faculdade de Ciências Florestais da UnaM e apoio do Projeto Florestal BIRF 7520-AR GEF 090118 MAGyP da Nação. Quem falará a respeito é Fermín Olabe Velasco, chefe de Gestão Florestal do Governo de Navarra e membro do Conselho Diretivo da Cátedra Madeir da Universidade de Navarra, na Espanha. A conferência se denominará “Arquitetura e Madeira – assegurando a sustentabilidade” e apontará a importância de uma gestão florestal sustentável, bem como a necessidade de fomentar o uso da madeira em móveis , moradias e áreas urbanas.

Na sequência, como temática nacional, o programa continuará com “Políticas de Estado para uma Argentina Florestal: Plano Industrial 2020 (Capítulo Madeira-Móvel) e sua articulação público-privada”, com a presença de funcionários da Secretaria Nacional de Indústria e da Federação Argentina da Indústria de Madeira e Afins (Faima).

A jornada é dirigida ao universo da arquitetura e da construção, indústria da madeira e produtores florestais, profissionais e estudantes avançados de carreiras afins. Para o credenciamento é obrigatória a inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

Para credenciamento e mais informações, acesse www.argentinaflrestal.com. O e-mail é seminario@argentinaforestal.com e os telefones são (0376) 4421064/Cel. (3764) 15-4503198.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias