Outros

Cerimônia marca lançamento do 4° Congresso Florestal Paranaense

Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirma que ambiente político e econômico é favorável para o crescimento do setor


Publicado em: 16/02/2012 às 18:45hs

Cerimônia marca lançamento do 4° Congresso Florestal Paranaense

Com um lançamento oficial na noite do dia 14, em Curitiba (PR), foi dado início aos preparativos para a realização do 4° Congresso Florestal Paranaense, de 10 a 14 de setembro de 2012, no Centro de Exposições Cietep, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A cerimônia foi marcada pelo otimismo em relação ao sucesso do evento e pela apresentação do projeto aos convidados.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que era com satisfação que participava do lançamento e afirmou que ao longo de 2011 pode conhecer a pujança do setor. “A partir do diálogo com a APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) e apoio do governador Beto Richa pudemos discutir as propostas para o crescimento do setor florestal”, declarou. Ortigara salientou que foram construídas bases para uma nova atitude e presença política para fortalecimento da silvicultura no Estado. “Encontramos um ambiente favorável para desenvolver novos projetos. O resultado é que em breve o fomento da floresta plantada estará sob os cuidados da Seab”, garantiu.    

O vice-presidente da Fiep, Aurélio Sant’Anna, falou aos presentes sobre o momento oportuno para a realização deste evento e demonstrou satisfação pelo lançamento estar acontecendo na casa das indústrias.

Já o presidente de honra da quarta edição do Congresso e professor Sebastião Amaral lembrou a importância da realização de um evento como o que irá acontecer em setembro e destacou a relevância do tema central que será debatido: “Gestão Florestal: Produção, Conservação e Uso”.

Ao fazer o uso da palavra o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura na Assembleia Legislativa do Paraná, Cesar Silvestri Filho, relatou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo e parabenizou a organização do evento pela iniciativa.    

Também estiveram presentes no lançamento o deputado estadual Pedro Lupion, o representante da Ocepar, Gilson Martins, o chefe geral da Embrapa Florestas, Helton Damin, o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do IAPAR, Adelar Motter, o secretário executivo dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, Eduardo Augusto Knechtel, Tenente Brazão, representando o Comandante da Polícia Ambiental, técnicos, pesquisadores e professores das entidades promotoras do Congresso. 

O evento, que há 21 anos não era realizado, está sendo promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF), Embrapa Florestas e cursos de Engenharia Florestal da UFPR, UNICENTRO (Irati) e PUCPR. Entre os apoiadores estão a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Itaipu Binacional.

A expectativa da organização é reunir mais de 500 pessoas, entre engenheiros florestais, agrônomos, produtores rurais, pesquisadores, estudantes, setores privado e público para estimular o resgate do debate sobre atividade florestal do Paraná, uma das mais desenvolvidas do país.

Além de contemplar temas como Política e Economia Florestal, Silvicultura, Conservação da Natureza, Manejo de Florestas Nativas e Plantadas, Tecnologia da Madeira, também serão debatidos assuntos como Recursos Hídricos, Infraestrutura, Logística e Energia Renovável e Biomassa. O Congresso contará também com visitas técnicas ao campo.

Para saber mais: www.congressoflorestalpr.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa APRE

◄ Leia outras notícias