Outros

Assentamentos de Marianópolis receberão palestras sobre cultivo de seringueira

A Seagro ? Secretaria da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário levará palestras sobre o cultivo de seringueira a assentamentos do município de Marianópolis do Tocantins, a 178 km de Palmas


Publicado em: 20/09/2012 às 07:40hs

Assentamentos de Marianópolis receberão palestras sobre cultivo de seringueira

As palestras acontecerão no dia 20 de setembro, nos assentamentos Manchete (pela manhã) e Piracema (à tarde) e serão apresentadas por técnicos da Seagro, do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e do Banco da Amazônia.

De acordo com o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Leal, o trabalho de incentivo à produção de seringueira nos assentamentos é faz parte de uma diretriz do Governo do Estado para diversificação à produção e a fonte de renda dos pequenos agricultores. “O governador Siqueira Campos nos deu essa incumbência de levar o cultivo de seringueira aos assentamentos e faremos isso através de eventos como esse”, afirmou Leal.

Na ocasião, serão apresentadas palestras sobre o “Manejo de Seringueira”, “Cadastro para o Programa de Fomento ao Plantio de Seringueira no Tocantins” e “Linhas de Crédito para a Produção de Seringueira”. Os agricultores familiares de Marianópolis participaram do I Seminário de Manejo e Uso Sustentável do Solo, que aconteceu em julho no município, e na ocasião demonstraram interesse em trabalhar com a produção de seringueira.

O município de Marianópolis faz parte do I Polo de Produção de Seringueira, implantado pelo Governo do Estado, em junho, no município de Pium. Este polo abrange a região central, oeste e sudoeste do Tocantins. O II Polo, que atenderá municípios da região sudeste, foi lançado neste mês de setembro, em Palmeirópolis. Um terceiro polo, que atenderá a região do meio-norte tocentinense, será lançado ainda este ano.

O projeto é coordenado pela Seagro em parceria com o Ruraltins, Banco do Brasil, Banco da Amazônia Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias