Outros

Arbogen investe no melhoramento genético de árvores

Pesquisas com o eucalipto continuam em alta e novos clones vão surgir visando ao desenvolvimento acelerado da silvicultura


Publicado em: 12/04/2013 às 17:00hs

Arbogen investe no melhoramento genético de árvores

A biotecnologia de precisão, tema da palestra da engenheira florestal e diretora de pesquisa da Arbogen, Ana Gabriela Bassa, trouxe alívio aos participantes do MS Florestal 2013, por conta do anúncio de pesquisas para o melhoramento genético. Ela anunciou que a empresa está desenvolvendo árvores transgênicas mais resistentes à rigidez climática, seja no frio ou no calor.

Segundo Bassa, o foco da pesquisa é permitir um desenvolvimento acelerado no crescimento das árvores. A Arbogen, empresa sediada nos Estados Unidos, vem aumentando os investimentos no Brasil por se tratar de um país com amplas possibilidades de se tornar um potência bem maior do que já é. “As árvores apresentam um incremento de crescimento de 38% em três anos”, frisou Bassa.

Os testes também estão voltados para a diminuição da presença da lignina do eucalipto, pelo fato de o produto não interessar à indústria de celulose. No entanto, Ana Gabriela Bassa frisou que esta diminuição não pode ser total por impossibilitar o crescimento da árvore. A lignina é uma espécie de cola que une as fibras da árvore. “Estamos desenvolvendo um eucalipto transgênico que vai permitir às indústrias um processo de extração da lignina mais rápido e eficiente”, observou Bassa.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias