Outros

4º Congresso Florestal Paranaense fomenta melhorias para o setor no Estado

Apoio das empresas, entidades de classe e órgãos do Estado é fundamental


Publicado em: 03/07/2012 às 13:40hs

4º Congresso Florestal Paranaense fomenta melhorias para o setor no Estado

O 4º Congresso Florestal Paraense, que acontece de 10 a 14 de setembro em Curitiba, é o evento que marca a volta do Paraná para as discussões sobre melhorias em tecnologia, recursos hídricos, infraestrutura, política e economia florestal. O tema central será a gestão florestal e a produção, conservação e uso. Assuntos importantes, que devem fazer parte das discussões que acompanham as mudanças e o desenvolvimento do setor. O Paraná, como Estado com significativa produção florestal, se posiciona no cenário nacional a partir de eventos como esse, que reúne os principais agentes mobilizadores do setor, como entidades de classe, órgãos oficiais do Estado, políticos e pesquisadores. 

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, considera a discussão importante para o setor da silvicultura. “A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) é uma organização que precisa estar bem amparada pelas instituições ligadas de alguma maneira ao setor. O IAP, por exemplo, tem discussões comuns no que diz respeito à eliminação de espécies exóticas das áreas de preservação”, comenta. Mossato acredita ainda que o evento seja uma oportunidade para buscar soluções e avanços tecnológicos para as atividades florestais. “Não existe avanço se não discutirmos sobre o setor para chegar a um objetivo em comum”, diz.      

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) é outra instituição patrocinadora do Congresso. "A participação do CREA-PR tem como objetivo valorizar a importância da participação dos profissionais da área da Engenharia Florestal. Os temas a serem discutidos, dentre os quais tecnologia, manejo e conservação e recursos hídricos, estão diretamente ligados às preocupações levantadas nos municípios paranaenses durante as ações da Agenda Parlamentar do Conselho com vistas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do Paraná e do Brasil", argumenta o presidente da entidade, Joel Krüger.

A indústria da madeira foi uma das fundadoras da Fundação das Indústrias do Paraná (FIEP) através dos sindicatos patronais. Por isso a FIEP é parceira do setor há muito tempo e sempre está vinculada às suas atividades. “O setor foi pioneiro em muitas áreas e é um dos mais ativos da indústria. Retomar esse evento é ótimo para o setor e também é interessante para outras indústrias, já que a energia de biomassa é uma das principais fontes de energia renovável e alimenta indústrias de vários setores produtivos”, avalia Eduardo Knechtel, secretário executivo dos conselhos temáticos e setoriais da FIEP.

A realização do 4º Congresso Florestal Paranaense é da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Embrapa Florestas, Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais (APEF) UFPR, UTFPR, PUC-PR e Unicentro. O evento conta com o patrocínio da Fiep, do IAP, do CREA-PR, da Arauco, da Berneck, da Itaipu Binacional, da Remasa, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e da Husqvarna. Apoiam o Congresso a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (AEFOS), a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR), a Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF), a Sociedade Brasileira de Silvicultura, o Serviço Florestal Brasileiro e o Senai.

Fonte: Assessoria de Imprensa 4º Congresso Florestal Paraense

◄ Leia outras notícias