Mercado Florestal

Via PNDS, a ABS promove palestras que incentivam consumo da carne suína para mais de 350 estudantes de Barreiras/BA

Com a participação de mais de 350 estudantes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e do Centro de Ensino Técnico (CETEP), a Associação Baiana de Suinocultura (ABS), em parceria com o Sebrae/BA, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), promoveu entre os dias 08 e 09 de agosto, em Barreiras/BA, um ciclo de palestras sobre o setor suinícola


Publicado em: 24/08/2012 às 14:40hs

Via PNDS, a ABS promove palestras que incentivam consumo da carne suína para mais de 350 estudantes de Barreiras/BA

O objetivo do encontrou foi levar ao conhecimento dos estudantes das áreas médicas as novas tecnologias instaladas na produção de suínos, a qualidade da carne suína e suas possibilidades para consumo no dia a dia. Realizada pelo Dr. em Clínica e Patologia Suína pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover (Alemanha) e gerente administrativo do Fribarreiras, Helmuth Kieckhofer, a palestra abordou aspectos da produção de suínos, a importância econômica e social do setor, a origem e evolução dos suínos. “Os alunos participantes tiveram a possibilidade de interagir e quebrar os preconceitos a respeito do animal e também da carne suína. Como são formadores de opinião poderão difundir essa experiência”, explica.

A segunda palestra do encontro realizada pela nutricionista, Thaliane Dias, especialista em obesidade e síndrome metabólica, contou como um complemento na formação destes futuros profissionais que poderão transmitir mais conhecimento sobre o produto. “Acredito que à medida que os profissionais de saúde e chefs de cozinha têm conhecimento dos alimentos que prescrevem e comercializam, tem condições de torna-lo mais presente na mesa do consumidor, em consequência, a demanda do produto aumenta”, diz.

A ação foi definida como um sucesso pela gestora executiva nacional do PNDS, Anny Almeida. “Levar a um público grande como este a informação sobre o setor suinícola é transformá-los em promotores do sabor suíno”, comentou. O presidente da ABS, Marcelo Plácido, acredita na ação como difusora da nova produção de suínos no Brasil. “Conscientizar estes estudantes sobre a importância da atividade suinícola, além de demonstrar que o suíno é criado em granjas tecnificadas e alimentado com nutrição de qualidade e com todos os cuidados sanitários necessários, resulta em aumento certo do consumo”, comenta. O diretor acadêmico da FASB, Roberto Lucena, agradeceu a parceria e a oportunidade de levar aos alunos da Instituição um pouco mais sobre os benefícios da carne suína. “Registro também meus agradecimentos pela parceria ABCS/ABS/FASB, bem como destacar os resultados satisfatórios conferidos in loco na palestra sobre Saudabilidade voltada para estudantes e docentes da FASB”, encerra.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABCS

◄ Leia outras notícias