Mercado Florestal

Unidade de Suínos da Pfizer Saúde Animal patrocina lançamento de livro sobre suinocultura

Publicação é dirigida a veterinários, técnicos, produtores e estudantes


Publicado em: 19/04/2012 às 13:00hs

Unidade de Suínos da Pfizer Saúde Animal patrocina lançamento de livro sobre suinocultura

O livro Sistema intensivo de produção de suínos: dispensário de medicamentos veterinários e produção e manejo de resíduos de serviços de saúde foi lançado durante a 7ª edição do Shaping the future - evento organizado pela Pfizer Saúde Animal Brasil, que visa promover a atualização e a divulgação de novos conceitos técnicos aos profissionais do agronegócio. Editada por Jurij Sobestiansky, David Barcellos e Anna Sobestiansky, a obra conta com o apoio da Pfizer e a participação de seis profissionais, entre eles médicos veterinários, farmacêuticos e bioquímicos.

De forma didática, a publicação está dividida em duas partes. A primeira foca nos aspectos ligados ao dispensário de medicamentos veterinários. Já a segunda expressa a preocupação com o manejo de resíduos. “O objetivo deste livro é contribuir na orientação de técnicos e veterinários que atuam nessa área, de como equacionar melhorias na produtividade e ganhos na qualidade da carne suína que reflitam positivamente no meio ambiente”, explica Jurij Sobestiansky, professor na Escola de Veterinaria e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás.

Temas como bem-estar animal, segurança alimentar, higiene e meio ambiente são preocupações contínuas de todos os integrantes da cadeia de produção de carne suína, entre eles a indústria farmacêutica, que tem um papel importante na sanidade animal e redução de perdas. “Para a Pfizer, é uma honra apoiar esta publicação e lançá-la durante o Shaping the future, pois está alinhada ao compromisso da empresa com a capacitação dos técnicos envolvidos com a produção de suínos no Brasil, bem como com a saúde e bem-estar animal”, afirma Fábio Teixeira, gerente técnico da Unidade de Negócios Suínos da Pfizer.

“A obra traz informações atualizadas sobre a melhor forma de racionalizar estoques, armazenar, conservar e usar medicamentos e vacinas. Além disso, reflete o aprendizado permanente no setor suinícola brasileiro”, finaliza David Barcellos, médico veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.