Publicado em: 03/07/2012 às 18:10hs
Para diminuir os impactos da crise, os produtores de suínos de Mato Grosso pedem a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O setor, que há dois anos sofre com os efeitos negativos oriundos do embargo da Rússia, do fraco consumo no mercado interno e na alta do custo de produção, pede que o imposto como o da energia sejam retirados da atividades. O pedido foi realizado há 10 dias na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz).
O gerente executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, explica que a suinocultura no Brasil está falindo e que pouco está sendo feito para reverter o quadro. "Queremos feitos imediatos, como a redução dos impostos ou que o governo compre carne para incentivar a produção".
Conforme ele, no próximo dia 12 está agendado uma visita com representante do governo federal, solicitando outras iniciativas para o setor. "Precisamos ainda da prorrogação das dívidas, a criação de um preço mínimo e abertura de linhas de crédito exclusivas para a atividade". Em Mato Grosso, a crise já atingiu os 650 produtores comerciais, donos de um rebano estimado em 1,5 milhão de animais. "Muitos já saíram da suinocultura por conta da crise", enfatiza o gerente da Acrismat.
Outro lado - A Sefaz informou, por meio da assessoria de imprensa, que o pedido de isenção ainda está sendo analisado.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias