Mercado Florestal

Suinocultores do Sul do Brasil recebem apoio da Conab

Prejuízo para o Oeste de Santa Catarina já chega a R$ 700 milhões


Publicado em: 03/04/2012 às 16:00hs

Suinocultores do Sul do Brasil recebem apoio da Conab

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) anunciou que vai disponibilizar 22 mil toneladas métricas de milho a suinocultures da região Sul do Brasil. O alimento, muito consumido pelo setor agroindustrial, apresentou uma perda de 15% na produção, que já tem cerca de 70% colhidos. Os grãos de ração animal serão divididos entre os agricultores cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Membros do Programa poderão comprar até 100 sacos de ração animal por mês.

As associações brasileiras de criadores de suínos declararam que o alto preço dos grãos pode influenciar negativamente o lucro com as vendas do produto final. O governo federal vem tentando ajudar os produtores de carne no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, desde o início da seca em 2011 - resultado do fenômeno climático La Niña.

Em Santa Catarina, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaesc) vai reunir representantes dos Sindicatos das microrregiões de Três Fronteiras, Centro-Oeste, Baixo Vale do Rio do Peixe e Vale do Rio do Peixe nesta terça-feira (03-04). O objetivo é a deliberação sobre a organização da entidade na região Oeste e encaminhamento das reivindicações referentes ao problema da estiagem na região.

Recursos e medidas

Além da doação de sementes de milho, aveia e azevém já garantidas pelo Governo Estadual, a Fetaesc também solicitou ao Estado recursos para a compra de óleo para os caminhões das propriedades da região Sul atingidos pelo granizo e a anistia das sementes e calcário doados para os municípios do Oeste, com o decreto de emergência ou calamidade aceito pelo Governo Federal. "Estas medidas não resolvem o problema, mas amenizam as dificuldades e motivam os agricultores para continuarem lutando", declara José Walter Dresch, presidente da Fetaesc.

Também foi proposto e aprovado pelo Governo Federal a prorrogação dos financiamentos agrícolas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Walter, mais do que solucionar o problema, o objetivo da reunião é desencadear a movimentação social nas regiões atingidas.

Fonte: Economia SC

◄ Leia outras notícias