Mercado Florestal

Suinocultores do Nortão são orientados para conter mortalidade de suínos

Uma das principais causas de prejuízos nas granjas de suínos - doenças respiratórias- foi debatida sábado, em Tapurah, no dia de campo que reuniu mais de 50 suinocultores da região Norte de Mato Grosso


Publicado em: 03/07/2012 às 08:30hs

Suinocultores do Nortão são orientados para conter mortalidade de suínos

De acordo com o professor e diretor técnico do laboratório Ipeve, Instituto de Pesquisas Veterinárias Especializadas, Ronaldo Rei, as ocorrências e a severidade das doenças respiratórias dependem da idade do animal, da severidade da infecção depois do aparecimento dos primeiros sinais clínicos. Ele expôs que é muito difícil estimar as perdas em todos os casos individuais. As doenças respiratórias também causam aumento da mortalidade, custos com tratamentos, vacinações e condenações de carcaças nos abatedouros.

Rei explicou que vários fatores facilitam as infecções virais e bacterianas que adoecem os animais. “Na maioria dos casos a grande concentração de suínos na granja, a baixa ventilação, alto fluxo de animais, estresse e mudanças bruscas de temperatura”, detalhou o professor.

No encontro com os suinocultores a participação dos produtores foi bastante produtiva, avalia o presidente da Associação dos produtores Integrados na Suinocultura do Meio Norte de Mato Grosso (Aprismat), Joison Romio. "Atualmente, o suinocultor dispõe de diversas ferramentas, como as vacinas para prevenir e controlar doenças respiratórias em seu plantel, mas muitos ainda não tinham informações completas sobre as doenças e seus tratamentos", complementou.

A legislação trabalhista foi outro assunto a ser abordado no Dia de Campo, com o superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda. Ele eliminou dúvidas em relação às contratações de funcionários em suas granjas. Na palestra, o superintendente falou sobre carga horária trabalhista, modalidades de contratação, condições de trabalho e trâmites de admissão e demissão.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias