Mercado Florestal

São Paulo recebe o PNDS em uma das mais reconhecidas feiras do agronegócio

A primeira ação do Projeto no estado acontece na AveSui 2012


Publicado em: 22/03/2012 às 09:30hs

São Paulo recebe o PNDS em uma das mais reconhecidas feiras do agronegócio

Impulsionada pelo ritmo positivo do mercado de aves e suínos no Brasil, a maior feira latino-americana da indústria de aves, ovos e suínos, AveSui, receberá neste ano as ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) desenvolvidas no estado de São Paulo. Em uma parceria com Sebrae-SP e a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), o Projeto estará presente com stand de 140m², onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a carne suína e suas qualidades nutricionais e oportunidades que apresenta para o varejo. “Estar presente em um encontro que reúne líderes de mercado e os mais renomados profissionais do setor, com público seleto e tomador de decisão, traz para essa ação bastante representatividade”, comenta Paula Ornellas, do Sebrae-SP.

Com apoio do Sindicato Varejista de Carnes Frescas de São Paulo, a expectativa dos coordenadores do Projeto no estado é reunir inúmeros profissionais de açougue de supermercados e casa de carnes no Curso de Capacitação em Tecnologias de Cortes Suínos. Para apresentar os novos cortes da carne suína para a agroindústria regional e promover a inserção dos novos modelos de consumo da carne suína no mercado de São Paulo e região, o PNDS irá promover duas oficinas nos dias 03 e 04 de abril, com vagas limitadas.

“Com a capacitação profissional será mais fácil colocar a carne suína no cardápio do consumidor”, diz o presidente do Sindicato Varejista de Carnes Frescas de São Paulo, Manuel Ramos, que acredita no processo de capacitação proposto pelo PNDS. Ramos acrescenta ainda “o projeto é construtivo, por que visa a informação ao consumidor, dando a ele uma oportunidade para uma nova visão sobre a carne suína, esquecendo um pouco da “carne de porco banha” e trazendo para a mesa o sabor e os nutrientes que ela oferece”, diz o presidente.

A participação do PNDS na feira possibilita a abertura de novos mercados à carne suína. Atualmente, o estado representa o maior polo econômico do país e realiza apenas na capital cerca de 860 mil transações de cartão de crédito por dia, conta com 240 mil lojas, e 34 mil indústrias, além de outras cifras impressionantes quando o assunto é consumo. São Paulo também é polo do agronegócio brasileiro e sede de muitas empresas do setor suinícola. A suinocultura paulista detém ainda 120 mil matrizes em seu território e representa o quinto maior estado produtor do país.

“Sabemos que esse é o maior estado consumidor do país e tê-lo como aliado na meta de aumentar o consumo de carne suína é garantia de crescimento”, comenta o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira. Ainda para ele, a presença na feira trará visibilidade para futuras ações do Projeto. “A parceira com o Sindicato é exemplo da força de mobilização e sensibilização que o PNDS pode atingir no estado”, encerra.

Na oportunidade, a APCS irá comemorar os 45 anos de fundação da entidade em coquetel durante a Abertura Oficial da feira. Fundada em 30 de Março de 1967, na cidade de Ribeirão Preto, a entidade conta atualmente com 80 associados e possui destaque dentro da cadeia suinícola nacional, desenvolvendo concepções pioneiras que ressaltam a qualidade da proteína brasileira aos olhos do mundo. Uma delas é o 'Selo Suíno Paulista', o qual 15 associados já conquistaram.

A feira se realizará nos dias 2, 3 e 4 de abril no Expo Center Norte em São Paulo, considerado um dos principais polos de negócios da América Latina, e um dos melhores destinosno Brasil para a realização de eventos.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias